Publicidade

Android bloqueou 14 milhões de ataques suspeitos por fora da Play Store

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google revelou que a versão aprimorada do Google Play Protect bloqueou mais de 14 milhões de ameaças suspeitas no Android desde seu lançamento no Brasil, em junho deste ano. Ao todo, o antivírus identificou 38 mil aplicativos que poderiam ser usados para fraudes e impediu a instalação deles nos aparelhos.

O recurso de segurança atua no sideloading (prática de instalar aplicativos por fora das lojas oficiais, como a Google Play Store) e procura identificar apps que exigem acesso a muitas permissões sensíveis do celular, como acesso às notificações ou troca de SMS. Aferramenta foi lançada em Singapura em fevereiro deste ano e depois expandida para mais países, como o Brasil.

O Google explica que os apps bloqueados mais populares imitam serviços populares, incluindo mensageiros, sites de apostas e plataformas de e-commerce, e podem obter dados sensíveis do usuário para fraudes financeiras.  

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Os números que observamos demonstram a importância de iniciativas voltadas para a segurança digital em nosso país e como temos trabalhado para aumentar a segurança dos usuários Android e no Google Play no Brasil”, comentou a Diretora de Parcerias para Google Play na América Latina, Regina Chamma.

Como o recurso funciona

O Google Play Protect é um sistema de segurança similar a um antivírus que identifica ameaças na Play Store e no Android. A versão aprimorada, lançada neste ano, consegue escanear apps baixados a partir de qualquer fonte, o que inclui arquivos APK.

Antes da instalação, o mecanismo verifica se o app solicita acesso a muitas permissões importantes do aparelho, como envio e recebimento de SMS, acesso a todas as notificações e permissões de acessibilidade. Como estas informações podem ser usadas por invasores para fraudes financeiras, o Play Protect automaticamente bloqueia o acesso ao software e envia um alerta ao usuário.

Muitos aplicativos fraudulentos são oferecidos aos usuários por fora da Play Store, já que a loja oficial do Google pode barrar a presença destes programas por lá.

Como ativar o Play Protect

O Play Protect normalmente é ativado por padrão no sistema Android, mas você pode reativá-lo a qualquer momento:

Continua após a publicidade
  1. Abra a Google Play Store;
  2. Toque na foto de perfil;
  3. Selecione “Play Protect”;
  4. Pressione o ícone de engrenagem;
  5. Ative “Verificar apps com o Play Protect”.

Também é possível escanear os apps manualmente com a opção “Verificar”, disponível na mesma tela.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Saiba TUDO sobre o novo "modo ladrão" do Android