Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android testa nova ferramenta contra fraudes financeiras

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Fevereiro de 2024 às 10h08

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Antivírus do Android, o Google Play Protect começou a testar uma nova ferramenta para combater apps associados a fraudes financeiras: o sistema bloqueia qualquer tentativa de instalar um aplicativo que exige o acesso a muitas permissões do celular, mesmo que a instalação seja feita por fora da Play Store.

O Google informa que o novo mecanismo de proteção contra fraudes vai “analisar e automaticamente bloquear a instalação de apps” que exigem o acesso a algumas permissões sensíveis do celular, normalmente associadas a golpes financeiros. 

Isso inclui quatro pedidos de acesso a informações:

Continua após a publicidade
  • RECEIVE_SMS (usado para receber SMS);
  • READ_SMS (permissão para que o app leia o conteúdo de SMS);
  • BIND_NOTIFICATIONS (acesso ao histórico de notificações);
  • Accessibility (acesso aos ajustes de acessibilidade, potencialmente usado por golpistas para interceptar todas as informações presentes na tela do celular).

Ou seja, quando um usuário tenta instalar um app por fora da Play Store que exige alguma dessas permissões, o Play Protect automaticamente vai enviar uma notificação para alertar os riscos e bloquear o processo.

A iniciativa faz parte de uma parceria com a Agência de Cibersegurança de Singapura e o recurso será inicialmente testado no país asiático a partir das próximas semanas. É provável que, em caso de uma avaliação positiva no período de testes, a função seja ampliada para o restante do mundo.

Continua após a publicidade

Fraudes financeiras geraram prejuízo trilionário

O Google também reforçou dados publicados no estudo 2023 State of Scams Report, feito pela Global Anti-Scam Alliance, que revelam perdas de mais de US$ 1 trilhão para vítimas de golpes financeiros em todo o mundo entre outubro de 2022 e outubro de 2023. Além disso, 78% das pessoas entrevistadas no estudo confirmaram ter passado por ao menos uma tentativa de golpe no último ano.

O novo projeto para combater fraudes financeiras em instalações de APKs faz parte de uma série de mudanças promovidas pelo Google Play Protect para o processo conhecido como sideloading. Vale lembrar que, no ano passado, o componente do Android começou a escanear em tempo real os aplicativos instalados por fora da loja oficial, com o objetivo de combater malwares e outras ameaças.