Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android Beam será aposentado na próxima grande atualização do sistema

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Setembro de 2022 às 11h46

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

No futuro Android 14, o Google dará fim definitivo ao Android Beam, uma ferramenta de transmissão de dados nativa inaugurada no Android 4 (Ice Cream Sandwich). Descontinuado desde o Android 10 lançado em 2019, o mecanismo de transferência de arquivos permitia enviar dados de um celular para outro a partir do contato por NFC.

O Android Beam nunca foi lá tão famoso desde sua estreia — prova disso é que você nem deve se lembrar dele, caso seja um usuário Android de longa data. A solução, apesar de extremamente elegante, não conseguiu alcançar popularidade significativa e o próprio Google a substituiu por alternativas mais eficientes, como o Nearby Share.

Continua após a publicidade

Apesar disso, para a sua época, o Android Beam era uma ferramenta bastante prática. Uma de suas principais qualidades era não precisar parear dispositivos previamente para fazer a transferência de arquivos sem fio — bastava encostá-los (com NFC ativado) e autorizar o envio. O processo era continuado por Bluetooth ou Wi-Fi, se disponível.

Triste para desenvolvedores

Para o dia a dia do público geral, o fim do Android Beam não deve mudar nada. Contudo, trata-se de uma perda relevante para desenvolvedores — ao menos, simbolicamente.

Continua após a publicidade

Isso se dá pois o Android Beam está disponível em código aberto no Android Open Source Project (AOSP), a versão mais pura do sistema operacional, enquanto o Nearby Share não está. A ferramenta mais recente foi implementada de forma mais restrita e exclusiva para sistemas que adotam Serviços do Google Mobile (GMS), um conjunto de APIs do Google.

Tal exclusividade coloca os serviços do Google com mais um ponto de exclusividade e mais poder sobre distribuições que adotam o AOSP, mas que não são construídas com GMS. Na prática, isso deve colocar distribuições alternativas do Android em uma situação ainda mais delicada.