Android: 5 aplicativos para criar vídeos com efeito time-lapse

Por Redação
photo_camera Divulgação

Desde que o Instagram lançou o Hyperlapse em agosto do ano passado, os usuários de iPhone e iPad se divertem criando vídeos com efeito motion time-lapse. No entanto, quem tem Android ainda não pode participar da festa - pelo menos não com o mesmo app.

Os vídeos em time-lapse são aqueles feitos com agrupamentos de quadros de imagens tiradas durante horas para formar sequências rápidas. Geralmente são usados para ilustrar passagens de tempo em filmes e clipes. No caso do Hyperlapse, o Instagram disse que uma versão para Android estaria em desenvolvimento, mas não há previsão de quando ela deve ser lançada por causa de problemas de compatibilidade com o aplicativo da câmera do Google.

Se você tem um aparelho com o sistema operacional do robô verde e não quer esperar até o Hyperlapse sair para a plataforma, veja abaixo cinco alternativas para substituir o app do Instagram que podem ser baixados da Google Play Store.

Lapse it

Lapse it

O app oferece a possibilidade de configurar aspectos como equilíbrio do branco, ISO e resolução. Para usá-lo, é preciso deixar o aparelho parado, de preferência em um tripé, e configurar o aplicativo para capturar imagens em intervalos específicos Quanto menor o número de intervalos, mais capturas são feitas e o vídeo mostra mais mudanças. O app também permite aplicar efeitos depois da gravação e renderizar o arquivo especificamente para o Instagram.

Framelapse

Framelapse

O aplicativo possibilita controlar configurações da imagem antes das gravações. Ele vem com o modo Wizard, que ajuda a configurar o intervalo de captura das imagens. O recurso é útil principalmente quando o usuário não sabe bem qual será a duração do seu vídeo. O app não permite o compartilhamento no Instagram, mas faz vídeos em alta resolução no formato MP4, que pode ser exibido em praticamente qualquer dispositivo.

Hyper Timelapse

Hyper Timelapse

O aplicativo oferece poucas possibilidades de configurações de imagem, mas é o mais parecido com o Hyperlapse do Instagram. Ele permite gravar o vídeo primeiro e depois escolher a velocidade do efeito time-lapse. É possível aumentar a velocidade do frame em 2 a 8 vezes. O aplicativo possibilita o compartilhamento em várias plataformas, incluindo o Instagram.

Timelapse

Timelapse

O Timelapse é um dos mais simples apps do tipo para Android. Ao abrir o aplicativo já é possível ajustar as configurações mais básicas, como intervalo entre as capturas, resolução e limite de fotos capturadas. Depois de começar a gravar é possível mudar de cena pausando a gravação para continuar com outro foco. Uma das falhas do aplicativo é que ele não salva seus vídeos anteriores, mas é possível compartilhar suas criações em várias redes sociais.

Overlapse

Overlapse

Com esse aplicativo, o próprio usuário deve apertar tocar na tela para capturar as imagens. Apesar de parecer pouco prático, por causa deste funcionamento o Overlapse é o único que permite criar vídeos com efeito time-lapse mostrando a passagem de dias, meses e até anos. Ele também é ideal para criar vídeos em stop motion.

Fonte: Hongkiat

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.