Android 15 tem novas funções para quem usa teclado físico
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
Visando oferecer uma experiência cada vez mais completa para todos os tipos de usuários, o Google vai adicionar novas funções no Android 15 que prometem facilitar o uso de teclados físicos. A Gigante de Buscas prepara recursos de acessibilidade e telas de prévia para ajudar na visualização das teclas do periférico na segunda versão de testes para desenvolvedores do Android 15.
- O que esperar do Android 15? | Novos recursos e previsões
- Android 15 deve ser capaz de rastrear celulares desligados
3 novas funções de acessibilidade
No Android 15 Developer Preview 2 (DP 2), quando você conecta um teclado físico ao aparelho, é possível encontrar três novas opções na seção de acessibilidade dentro das configurações. As informações são do site Android Authority.
Sticky Keys
O recurso facilita o uso de atalhos em rápida sucessão e funciona de forma similar às teclas de aderência do Windows. Se você deixar a função Sticky Keys ativada, sempre que pressionar uma tecla de modificação, como o ALT ou SHIFT, não haverá a necessidade de apertá-la novamente em combinação com outra.
Slow Keys
Esta função cria uma janela de tempo para uma tecla fazer efeito antes que o sistema execute o comando associado a ela. Dessa forma, se a pessoa apertar sem querer a tecla do Windows, por exemplo, ela não será levada diretamente para a tela inicial do Android, pois é necessário manter o botão pressionado para ele funcionar.
Bounce Keys
Por fim, o Bounce Keys permite que o sistema operacional Android ignore pressionamentos rápidos e repetidos da mesma tecla. Assim, digitações acidentais não devem ocorrer e atrapalhar você.
Vale lembrar que esse tipo de recurso de acessibilidade já se faz presente em outras plataformas, como o próprio Windows 11, e será uma adição valiosa no Android 15.
Prévia do teclado
Outra novidade é que será possível conferir uma prévia do teclado físico, que facilita situações em que o usuário está acostumado com um layout distinto, mas precisa utilizar a ordem de teclas de outra região.
A visualização ajuda a ver onde é necessário tocar para pressionar a tecla que você está acostumado a usar no seu layout de preferência. Porém, é provável que não seja muito fácil digitar no teclado físico enquanto olha para a tela para compreender onde você deveria estar digitando.
O Android 15 está próximo e sua segunda versão de testes já foi liberada. Ela traz novidades como o envio de mensagens via satélite e o aprimoramento da confiabilidade dos pagamentos sem contato em apps que usam NFC.
Fonte: Android Authority