Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 15 tem novas funções para quem usa teclado físico

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2024 às 16h50

Link copiado!

Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech

Visando oferecer uma experiência cada vez mais completa para todos os tipos de usuários, o Google vai adicionar novas funções no Android 15 que prometem facilitar o uso de teclados físicos. A Gigante de Buscas prepara recursos de acessibilidade e telas de prévia para ajudar na visualização das teclas do periférico na segunda versão de testes para desenvolvedores do Android 15. 

3 novas funções de acessibilidade

No Android 15 Developer Preview 2 (DP 2), quando você conecta um teclado físico ao aparelho, é possível encontrar três novas opções na seção de acessibilidade dentro das configurações. As informações são do site Android Authority.

Continua após a publicidade

Sticky Keys

O recurso facilita o uso de atalhos em rápida sucessão e funciona de forma similar às teclas de aderência do Windows. Se você deixar a função Sticky Keys ativada, sempre que pressionar uma tecla de modificação, como o ALT ou SHIFT, não haverá a necessidade de apertá-la novamente em combinação com outra.

Slow Keys

Esta função cria uma janela de tempo para uma tecla fazer efeito antes que o sistema execute o comando associado a ela. Dessa forma, se a pessoa apertar sem querer a tecla do Windows, por exemplo, ela não será levada diretamente para a tela inicial do Android, pois é necessário manter o botão pressionado para ele funcionar.

Bounce Keys

Por fim, o Bounce Keys permite que o sistema operacional Android ignore pressionamentos rápidos e repetidos da mesma tecla. Assim, digitações acidentais não devem ocorrer e atrapalhar você.

Vale lembrar que esse tipo de recurso de acessibilidade já se faz presente em outras plataformas, como o próprio Windows 11, e será uma adição valiosa no Android 15.

Continua após a publicidade

Prévia do teclado

Outra novidade é que será possível conferir uma prévia do teclado físico, que facilita situações em que o usuário está acostumado com um layout distinto, mas precisa utilizar a ordem de teclas de outra região.

A visualização ajuda a ver onde é necessário tocar para pressionar a tecla que você está acostumado a usar no seu layout de preferência. Porém, é provável que não seja muito fácil digitar no teclado físico enquanto olha para a tela para compreender onde você deveria estar digitando.

O Android 15 está próximo e sua segunda versão de testes já foi liberada. Ela traz novidades como o envio de mensagens via satélite e o aprimoramento da confiabilidade dos pagamentos sem contato em apps que usam NFC.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority