Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 15 pode trazer widgets para a tela de bloqueio

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Janeiro de 2024 às 12h47

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech

Códigos encontrados na versão Android 14 QPR2 Beta 3 para a linha Pixel indicam que o sistema operacional pode trazer de volta o recurso para adicionar widgets na tela de bloqueio. A função foi apresentada como um dos destaques do Android 4.2 Jelly Bean, lançado em junho de 2012 , mas perdeu o suporte dois anos e meio depois com a versão 5.0 Lollipop do SO.

Agora, o Google parece desenvolver um mecanismo para permitir novamente o acesso a widgets na tela de bloqueio — operação que chega como uma resposta à introdução do recurso no iOS 16 pela Apple.

Widgets na tela de bloqueio

Continua após a publicidade

Atualmente, a opção de adicionar widgets na tela inicial do Android é uma das maneiras mais fáceis de personalizar o aparelho, com a exibição de informações úteis e o acesso rápido às funções de aplicativos. No entanto, essas atividades só estão disponíveis após desbloquear o celular.

No Android 15, é possível que os widgets possam ser acessados diretamente pela tela de bloqueio, segundo os códigos mais recentes da versão Android 14 QPR2 Beta 3. Ainda não há informações precisas e oficiais sobre como esse sistema vai funcionar, nem quais aparelhos ou aplicativos serão compatíveis com o recurso.

De acordo com o Android Authority, há um mecanismo de “espaço compartilhado” em desenvolvimento para a tela de bloqueio do sistema operacional, no qual as pessoas vão poder adicionar widgets de seus aplicativos favoritos.

O site especula que pode haver uma restrição sobre quais apps terão modos de exibição na tela de bloqueio, devido a informações pessoais. A “área comum” deve considerar apenas aplicativos de uso geral e que não apresentem riscos de privacidade ao público.

É possível também que esse recurso não seja disponibilizado para todos os aparelhos e se concentre apenas em tablets Android — o que explicaria o nome de “espaço comum” da tela de bloqueio, já que esses modelos podem ter mais acessos por múltiplos usuários.

O site Android Authority sugere ainda outra possibilidade na aplicação dos widgets na tela de bloqueio. Segundo a publicação, é possível que o At a Glance seja utilizado para incorporar cartões de outros apps e concentrar as informações na tela.

Por enquanto, não há nenhum anúncio oficial por parte do Google a respeito desse recurso em desenvolvimento. Mais detalhes sobre o Android 15 devem ser anunciados ainda no primeiro semestre de 2024, para um lançamento na segunda metade do ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority