Publicidade

Android 15 deve mostrar a saúde da bateria do celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Dezembro de 2023 às 11h25

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Android pode finalmente receber uma função para acompanhar a saúde da bateria do celular e descobrir o melhor momento para trocá-la. A novidade, já presente no rival iOS há alguns anos, foi encontrada no código do sistema e pode aparecer no futuro Android 15 (nome dado a uma possível versão sucessora do Android 14 prevista para 2024).

De acordo com informações do site especializado Android Authority, a opção está em desenvolvimento e alguns detalhes apareceram na versão Beta do Android 14 QPR 2, o conjunto de atualizações trimestrais do sistema — é possível identificar uma aba chamada “Saúde da bateria” nas configurações, que deve comportar todos os dados sobre a vida útil do componente no futuro. 

A seção não mostra novas informações, apenas um texto que informa que “a bateria degrada-se com o tempo e dura menos horas entre cargas”. O site também revela que o Google desenvolve métodos para identificar se o aparelho ainda continua com a bateria original ou trocou o componente através do número de série. 

Continua após a publicidade

A novidade seria muito importante para verificar a vida útil do aparelho, especialmente no momento de vender um modelo usado. Com ciclos de atualização cada vez mais longos, donos de celulares podem trocar a bateria antiga por uma nova, sem a necessidade de trocar de dispositivo.

Android já permite conferir os ciclos

A nova atualização da linha Pixel inclui uma categoria para acessar informações da bateria. A área apresenta a data de fabricação do componente e a contagem de ciclos, o que representa um primeiro passo para aumentar o acesso a estes dados de uso.

Continua após a publicidade

Saúde de bateria no iOS

Os iPhones mostram a saúde da bateria desde o iOS 11.3: a área permite conferir a quantidade total de ciclos e ver a degradação do item, permitindo comparar o status atual com a performance do componente quando ainda era novo. A métrica é muito usada para quem deseja trocar a bateria do celular e aumentar a durabilidade de modelos mais antigos. 

Fonte: Android Authority