Publicidade

Android 14 bloqueará a instalação de aplicativos desatualizados

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Janeiro de 2023 às 12h44

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google pretende adicionar uma medida extra de segurança no Android 14 para evitar a exploração de brechas por criminosos. Os celulares não poderão mais baixar aplicativos desatualizados da Play Store nem fazer o carregamento de APKs datados, tudo como forma de proteger o sistema.

Alguns desenvolvedores mantêm versões antigas propositais para atender aos usuários do Android 12 ou anteriores. O problema é que alguns criminosos usam isso como brecha para disseminar aplicativos maliciosos, que roubam dados ou infectam o sistema.

A próxima versão do software do Google virá com requisitos mais rígidos na API de instalação, que bloqueará o download e a instalação de apps criados para softwares antigos. Também não vai ser possível fazer o carregamento de arquivos APK considerados potencialmente perigosos. Na prática, mesmo os programas ou jogos legítimos seriam afetados, caso o algoritmo do Android identifique alguma ameaça.

Continua após a publicidade

Segundo o site 9to5Google, quem já possui os aplicativos instalados antes da diretriz ser atualizada continuará a acessá-los normalmente. Se os apagarem por algum motivo, o sistema vai bloquear a tentativa de reinstalação.

Instalação de APKs também será bloqueada

Por enquanto, o Android 14 restringirá apenas os aplicativos que têm como alvo versões antigas para o Android 12, mas isso deve ser estendido futuramente para abranger até o Android 6.0 (Marshmallow). A mudança no código identificará o SDK (kit de desenvolvimento) usado na criação do programa, o que impedirá a ação se estiver fora do mínimo aceitável.

Continua após a publicidade

A política de segurança também deve melhorar a segurança e a privacidade dos usuários. Os kits mais antigos não possuíam todos os mecanismos de proteção atuais, portanto é possível se valer disso para injetar códigos maliciosos em "apps aparentemente originais".

O Google já havia atualizado seus requisitos mínimos de nível de API para aplicativo na loja no começo do mês. A Gigante das Buscas pediu aos desenvolvedores que segmentem as aplicações até no máximo o Android 12 (nível de API 31), mas isso só afetava os apps da Play Store. Com a troca, se você baixar um arquivo APK desatualizado de um site de terceiros, por exemplo, também não será possível instalá-lo.

A medida parece ser um complemento do Extension Software Developer Kit, recurso para desenvolvedores usarem ferramentas da versão mais recente do sistema nos Android 12, 11 ou mais antigos. O objetivo é dar suporte a funcionalidades recentes, que não dependem de hardware, para aparelhos mais antigos.

O Android 14 deve chegar em algum momento do segundo semestre de 2023, mas ainda não existe uma data exata prevista. É provável que os desenvolvedores mostrem alguns detalhes durante o evento Google I/O deste ano, incluindo uma possível versão beta.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google