Publicidade

Android 14 pode dedurar quando alguém tira print de tela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Novembro de 2023 às 16h20

Link copiado!

Alok Sharma/Unsplash/Google
Alok Sharma/Unsplash/Google

O Google anunciou, em sua página para desenvolvedores, a liberação de uma API para aplicativos no Android 14 que detecta e informa quando alguém tira print da tela. O recurso pode servir para dar mais privacidade e segurança às pessoas ao compartilhar dados sensíveis ou acessar serviços financeiros, por exemplo, e também garante mais privacidade no uso de mensageiros.

A API pode ser configurada para disparar uma notificação quando a captura é feita dentro dos apps, inclusive em conversas por aplicativos de mensagem: a ferramenta avisa se a outra pessoa printar a tela de bate-papo.

Notificação de tela capturada

Continua após a publicidade

A página do Google com detalhes sobre o recurso explica que a notificação não mostra a imagem da tela capturada, apenas avisa sobre a ação.

Além disso, "a API só detecta uma captura de tela se a pessoa apertar a combinação específica de botões físicos do celular", informa o documento. Ou seja, a ferramenta não será capaz de detectar o print se ele for acionado por outros comandos ou por programas que capturam tela.

Os desenvolvedores podem definir como a mensagem de aviso vai aparecer para os consumidores. No exemplo apresentado pelo Google, há uma notificação na parte inferior da tela.

Continua após a publicidade

A função pode gerar mais proteção em aplicativos que tratam de informações sensíveis, como os apps de pagamento ou de cadastros em programas do governo que apresentam dados financeiros.

Vale notar que alguns aplicativos de mensagem possuem recursos para impedir a captura de tela. O WhatsApp, por exemplo, tem o modo de visualização única para fotos e vídeos que bloqueia esse recurso. No entanto, o mensageiro não avisa quando é feito um print em uma conversa no modo padrão. O Telegram e o Instagram avisam quando alguém tira print em conversas secretas (temporárias).

Como a novidade se trata de uma API, os desenvolvedores precisam implementar o recurso de notificação em seus aplicativos para que as pessoas possam se beneficiar dele.