Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 14 pode ter bandeja de compartilhamento mais eficiente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2023 às 17h39

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O menu de compartilhamento nativo do Android será mais consistente no Android 14, descobriu o repórter e especialista em Android da Esper, Mishaal Rahman. O Google estaria trabalhando numa transformação da ferramenta nativa para torná-la um componente mais modular e que poderia receber atualizações pelo Play Services.

Um dos incômodos mais presentes no Android é a inconsistência dos menus de compartilhamento. Atualmente, qualquer aplicativo pode desenvolver uma bandeja de envio própria e que priorize o próprio serviço, apesar de o sistema contar com um recurso nativo já bastante versátil para o uso diário.

Continua após a publicidade

Porém, o Android não exige que essa ferramenta de compartilhamento nativa seja ativada por padrão, dando criando uma experiência inconsistente dependendo do app — o TikTok e o Instagram, por exemplo, contam com bandejas próprias. Possivelmente, no Android 14, esse problema será amenizado.

Ao tornar a ferramenta mais modular, o Google pode ter controle direto sobre a evolução do recurso, dar suporte por mais tempo e lançar novidades sem depender de fabricantes ou de grandes atualizações do sistema operacional. O recurso foi descoberto dentro do Android 13, mas em estado experimental e muito bem escondido.

É tudo rumor

Apesar de não estar diretamente atrelado à nova versão do sistema operacional, a presença da funcionalidade no Android 13 sugere que o Google ao menos se atentou à questão durante o desenvolvimento. É possível que o próximo grande update, portanto, carregue a novidade em seu estado final.

Continua após a publicidade

Tudo isso, porém, é pura especulação e não dá para confirmar a reformulação da bandeja de compartilhamento do Android. Até agora, o Google nem mesmo mencionou a existência do Android 14, embora seja bastante provável que o sistema seja lançado no segundo semestre de 2023

Fonte: Esper