Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 terá suporte para displays em braile nativamente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Maio de 2022 às 11h35

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Android 13 terá suporte nativo para displays em braile, anunciou o Google nesta quinta (19). Na próxima atualização do sistema, a ferramenta entrará em testes e pode tornar o uso dos periféricos mais prático, incrementando acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência visual.

A compatibilidade com displays em braile já existia no Android, incluído no pacote do app Talkback. No novo sistema operacional, porém, não será necessário baixar nenhum aplicativo para acessar a funcionalidade.

Continua após a publicidade

Telas em braile possibilitam o uso cotidiano do celular para deficientes visuais. Com o periférico, é possível navegar entre menus, aplicativos e seções, digitar mensagens e e-mails, fazer ligações e mais — tudo isso, obviamente, com resposta tátil. Trata-se de uma ferramenta fundamental para ampliar o acesso ao celular.

Melhoria necessária

Graças ao Talkback, atalhos para navegação também estão disponíveis no suporte nativo. “Existem atalhos para navegar [entre menus] e que facilitam a rolagem de páginas, ou mudança para os próximos caracteres, palavras ou linhas. Há também atalhos para configurações e para edição, como pular para o final de documentos ou selecionar, copiar e colar”, explicou o Google.

A novidade do Android 13 é crucial para permitir que o dono do celular portador de deficiência consiga acessar o aparelho sem ajuda de terceiros, uma vez que já tenha os periféricos necessários em prontidão. Além disso, o suporte nativo também pode abrir portas para a criação de outras soluções mais robustas.

Continua após a publicidade

Atualização chega em semanas

Assim como as demais versões beta do Android 13, somente testadores inscritos no Android Beta Program poderão experimentar o suporte nativo para braile. Segundo o Google, a atualização com a função chega “em algumas semanas”.