Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 terá leitor de QR Code facilitado e novo visual no controle de volume

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Android 13 aparentemente terá uma nova interface para o gerenciador de saídas de som e, pela primeira vez, um leitor de QR Code acessível da tela de bloqueio. Capturas de tela de um suposto protótipo do sistema operacional foram divulgados pelo site Android Police e revelam algumas das funcionalidades em preparação, mas detalhes ainda são escassos.

Novo visual no controle de som do Android 13

O “gerenciador de saídas de som” é aquele menu em que o usuário pode controlar em qual dispositivo deve sair o áudio do celular — fone de ouvido, caixa de som inteligente ou smart TV, por exemplo. Essa função apareceu primeiro no Android 11, foi mantida no Android 12 e, no próximo sistema, deve passar por uma repaginada.

Continua após a publicidade

Conforme as capturas, o novo gerenciador vai ser mais simples, ocupando menos espaço na tela. O controle de volume permanece na horizontal, mas em vez de ser uma barra fina com uma bolinha representando o volume, o design seria de uma cápsula — quanto mais preenchida, mais alto o som.

Além disso, dispositivos pareados mas desconectados do celular aparecem na lista acinzentados e um pouco esmaecidos. No Android 12, a ausência de conexão era indicada em texto logo abaixo do nome.

A única diferença funcional que essa mudança traria, na verdade, seria a facilidade para ajustar o volume. As barras mais grossas são mais “tolerantes” com toques menos precisos na tela, algo interessante em aparelhos com telas menores, por exemplo.

Continua após a publicidade

Novo leitor de QR Code

Ler um QR Code no Android tempos atrás exigia a instalação de aplicativos de terceiros na Play Store e, ao longo das gerações e da popularização do recurso, a ferramenta passou a ser incluída no app de câmera de várias versões customizadas do sistema. Aparentemente, o Google quer tornar o QR Code embutido ainda mais útil no Android 13, disponibilizando-o na tela de bloqueio.

A função estaria escondida acima da bandeja de notificações, no menu de Configurações Rápidas. Para utilizá-la, bastaria puxar as opções, tocar em “Escanear QR Code” e mirar a câmera do celular para conferir o conteúdo.

Continua após a publicidade

Tudo pode mudar

Ao analisar os prints, dá para notar que fonte, cores e parte do design também estão diferentes — no caso do gerenciador, os cantos não estão arredondados, por exemplo. Contudo, essas alterações são pequenas demais para serem consideradas “definitivas”, principalmente devido ao caráter experimental dessa versão do SO.

É bastante provável que, com o tempo, o gerenciamento de saídas de áudio do Android 13 e o leitor de QR Code ainda passem por reformulações, especialmente na parte visual. É interessante observar, porém, que o Google parece retrabalhar essas seções do sistema — de alguma forma, isso indica que mais novidades podem estar a caminho.

Fonte: Android Police (1, 2)