Android 13 terá gerenciador de tarefas para apps em primeiro plano
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google trabalha num de gerenciador de tarefas para aplicativos em primeiro plano no Android 13. O recurso reside na bandeja de notificações, ao lado do botão de configurações na parte inferior da tela, e facilitaria o controle de serviços em execução no celular, complementando o gesto de fechar da seção “Recentes” e o “Forçar parada”, acessível do menu de Configurações.
Atualmente, a ferramenta se chama Foreground Services (FGS) Task Manager — “Gerenciador de tarefas de serviços em primeiro plano”, em tradução livre. Na seção, seriam listados todos os programas ativos naquele instante, nomeados, com tempo de atividade em destaque e acompanhados por um botão “Stop” (“Interromper”) para tirá-los da lista e fechá-los.
De primeira, a função parece redundante com o gesto de fechar da seção “Recentes”, mas eles funcionam de forma diferente: o FGS Task Manager libera memória de trabalho, interrompe a reprodução de mídia e envia uma notificação sempre que um aplicativo é fechado por ele. Numa tabela, o Google ressaltou as especificidades de cada interrupção, confira:
Alerta de atividade prolongada
Se um aplicativo se mantém em primeiro plano por pelo menos 20 seguidas dentro de um período de 24 horas, o FGS Task Manager enviará uma notificação apontando a atividade prolongada. “[O app] está sendo executado em segundo plano por um longo tempo. Toque para revisar”, dirá a mensagem de alerta.
Essa vigília só não afetará aplicativos em segundo plano configurados no tipo FOREGROUND_SERVICE_TYPE_MEDIA_PLAYBACK provavelmente relacionado a reprodutores de mídia ou FOREGROUND_SERVICE_TYPE_LOCATION, que precisam monitorar a localização do usuário para funcionar — apps de mobilidade urbana, por exemplo.
Ferramenta tem exceções
Além disso, ficarão fora do controle do FGS Task Manager os aplicativos carregados com o tipo ROLE_EMERGENCY, por se tratar de funções essenciais para emergências.
Por se tratar de algo em um sistema ainda em teste, a ferramenta ainda está em construção e pode passar por mudanças. O Android 13 ainda não tem previsão de lançamento, mas, se o Google seguir a tradição, ele será inaugurado em versão final em meados de setembro.
Fonte: Esper