Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 ganha nova prévia repleta de novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Março de 2022 às 17h21

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Nesta quinta-feira (17), o Google lançou mais uma prévia para desenvolvedores (Developer Preview) do Android 13. Recheada de alterações para aprimoramento geral da experiência, a atualização incrementa o reprodutor de músicas com um fundo dinâmico, adiciona uma nova permissão para enviar notificações e introduz detalhes menores que pavimentam o caminho até a primeira versão beta do sistema, prevista para abril deste ano.

Reprodutor de mídia com fundo dinâmico

O reprodutor de mídia da bandeja de notificações já aparentava estar em construção na prévia anterior, em que aparecia com alguns botões e ícones alterados. Na mais recente atualização, a ferramenta ficou ainda mais elegante, agora sendo ilustrada pela capa do álbum ou clipe em reprodução.

Continua após a publicidade

Para complementar, um novo botão foi adicionado à seção dedicada a escolha de dispositivo de saída: o atalho “Parear novo dispositivo” aparece logo abaixo dos aparelhos vinculados ao celular, obviamente servindo para facilitar a conexão com caixas de som, veículos ou fones de ouvido.

Nova divisão nas Configurações Rápidas

Continua após a publicidade

Para desafogar as Configurações Rápidas do celular, o Google separou os ícones para disponibilidade de câmera, microfone e localização em uma seção única, acessível por um atalho nas configurações. O quadro se chama “Privacidade e segurança” e clicar nele dá acesso aos interruptores dos componentes do celular.

Nesta mesma área do sistema, o atalho “Controle de dispositivos” foi renomeado para “Home”, provavelmente para casar melhor com o nome do app do Google para gerenciamento de dispositivos inteligentes. Nada dessa ferramenta foi alterado nessa atualização.

Por fim, os botões de configurações e “Energia” foram realocados para a parte de baixo da tela ao abrir as Configurações Rápidas. Agora, eles ficam no canto inferior direito.

Continua após a publicidade

Permissão de notificação

Quando um app quiser enviar notificações para o celular, ele deverá pedir autorização ao dono do aparelho. A função provavelmente foi adicionada para facilitar o gerenciamento de notificações, pensando principalmente em desafogar a seção de avisos desimportantes.

Novo menu de descanso de tela

Continua após a publicidade

O controle de descanso de tela também recebeu uma repaginada importante nesta atualização do Android 13. Nela, em vez de apresentar as opções numa lista simples, o sistema apresenta alternativas de personalização em grade, com uma prévia de cada uma das opções disponíveis.

Botões de navegação para crianças

A nova versão do SO do Robozinho apresentou o "Kids mode" ("Modo para crianças", em tradução livre). A opção foi encontrada pelo jornalista de tecnologia Mishaal Rahman dentro do menu de Configurações e aparentemente é projetada para funcionar em telas maiores — tablets e dobráveis.

Continua após a publicidade

Ao ativá-la, os botões de navegação que ficam na parte inferior do sistema são substituídos por uma versão clara, com uma seta para esquerda para simbolizar o "Voltar" e um ícone de uma casa para "Home".

Mais opções de vibração

O menu para controle de vibração foi recheado com mais opções de customização. A seção agora permite ajustar a intensidade do movimento especificamente para alarmes e mídia (no caso de jogos, por exemplo). Por enquanto, porém, os ajustes não parecem surtir efeito.

Continua após a publicidade

Android 13 no horizonte

Por enquanto, não existe uma previsão oficial para o lançamento do Android 13, porém se o Google seguir o costume, deve acontecer entre setembro e outubro deste ano. Esta Developer Preview, por sua vez, deve ser uma das últimas para o sistema operacional: em abril, o Google espera lançar a primeira versão beta do SO — esta acessível para mais testadores e num estado mais polido.

Continua após a publicidade

O Google I/O 2022 acontecerá entre 11 e 12 de maio deste ano, com retorno do público presencial. Na ocasião, o Google deve descrever em detalhes as funções incluídas no Android 13, as ambições para o sistema e a evolução dele, assim com apresentar novos produtos e andamento de projetos.

Fonte: 9to5Google, Android Police