Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 pode ter filtros personalizados para papeis de parede

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2022 às 13h20

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Android 13 pode ter uma ferramenta que adiciona efeitos nos papeis de parede, descobriu o jornalista de tecnologia Mishaal Rahman, do site Esper. Na segunda prévia para desenvolvedores liberada na semana passada, foram encontrados resquícios do recurso de personalização, mas ainda desativados no sistema.

As opções estariam no menu de definição de wallpapers do Android, seção identificada como WallpaperPicker nas linhas de código. Na versão mais recente, existem strings que apontam para uma nova aba chamada “Effects” (“Efeitos”, em português) que, segundo a análise do Esper, permitiria modificar a capa do celular.

Continua após a publicidade

Aparentemente, os efeitos seriam aplicados pela API WallpaperEffects, que, na atual versão, está desativada. Teoricamente, ela permitiria aplicar diferentes efeitos aos papeis de parede, como uma modificação “3D”.

Controle de brilho

A única função que Rahman conseguiu habilitar foi o controle de brilho, que permite alterar o nível dessa característica em uma imagem ao configurá-la como papel de parede do celular. Essa função é bem parecida com a ferramenta de definição de wallpaper do WhatsApp, então não há grandes surpresas.

De acordo com o Esper, tudo indica que a função será exclusiva de celulares Pixel, mas a API WallpaperEffects estará disponível para outras fabricantes. Portanto, caberá às marcas o desenvolvimento de ferramentas próprias.

Continua após a publicidade

Android 13 a caminho

Por enquanto, não existe previsão de lançamento do Android 13, mas se o Google seguir a tradição, o sistema deve ser lançado em meados de setembro ou outubro. Atualmente, o SO está disponível somente para desenvolvedores, mas em abril ele deve entrar em período beta, em que estará disponível para mais testadores com celulares compatíveis.

Fonte: Esper