Android 13 Beta copia o iOS em barra de navegação por gestos
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Android 13 Beta 3 trouxe relevantes mudanças visuais na barra de navegação por gestos para os celulares. A atualização recente torna esse recurso maior e mais acessível para as pessoas, em uma possível inspiração no iPhone.
- One UI 5 deve trazer ajuste para parecer mais rápida ao usuário
- Android 13 chega à penúltima versão de testes antes do lançamento estável
A barra de navegação nos celulares da linha Pixel, do Google, sempre foi bastante fina. Embora isso dê um toque de elegância e deixe o visual mais limpo, esse modelo tão escondido acaba atrapalhando a usabilidade. Muitos aplicativos ainda não incorporaram o recurso e a barra fica atrás (ou na frente) dos elementos exibidos na tela.
Nesta terceira versão beta, o Google quer incentivar a adoção pelos desenvolvedores ao torná-la muito maior no Android 13. Antes, o desenho do retângulo era pequeno, fino e pintado em uma cor cinza clara. Agora, ele será alongado, mais grosso e com uma coloração bem escura, quase preto.
De imediato, não parece que a mudança vá atrapalhar os aplicativos e os jogos. O ideal, contudo, é que os desenvolvedores tentem adaptar seus softwares para integrar o recurso de gestos, assim você não vai ter uma perda de espaço da tela, como ocorre com apps não otimizados.
O próprio navegador Chrome abre mão de alguns pixels por não incorporar a barra de maneira adequada. A troca, no entanto, ainda parece melhor do que o antigo sistema de três botões de navegação na tela, o qual apresenta bem mais elementos no display.
Copiado da Apple?
O modelo proposto pelo Google para o Android 13 é similar ao adotado pela Apple nos iPhones. No sistema de Maçã, contudo, essa barra de gestos funciona melhor porque praticamente todos os grandes apps do iOS foram atualizados para exibir conteúdos corretamente.
O Google introduziu a navegação por gestos no Android 10, após experimentos iniciais com o formato no antecessor. Desde então, a empresa não fez grandes alterações visuais ou conceituais na navegação por gestos. É possível que a mudança na barra seja uma forma de obrigar o desenvolvedor a se adaptar, afinal a linha preta poderia atrapalhar a interface.
Por enquanto, esta novidade ainda é limitada aos celulares Pixel e outras marcas que usem um Android puro. As demais fabricantes que modificam o sistema, como a Samsung e Xiaomi, já possuem soluções próprias e poderão abdicar da solução proposta pelo Android 13. Só vai dar para saber qual decisão será tomada quando as empresas lançarem suas versões experimentais do recente sistema operacional do Google.
Fonte: Android Police