Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 vai permitir desligar o celular via comando de voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2021 às 10h55

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Durante o seu maior evento no ano, o Google anunciou que o Assistente poderá ser chamado a partir do botão de energia. A função coloca a inteligência artificial na ponta do dedo em smartphones da linha Pixel, semelhante ao que os celulares Galaxy já fazem com a One UI. Entretanto, no atual estado, habilitar tal função está impedindo que o aparelho seja desligado.

Isso acontece porque o Assistente pode ser acionado a partir do toque longo no botão de energia — o mesmo comando utilizado para puxar o menu de desligar/reiniciar e contatos de emergência. Na prática, a adição transforma o botão de energia em “exclusivo do Google Assistente”, algo que foi implementado como adicional em alguns modelos.

A fim de contornar esse problema, o Google precisou criar caminhos alternativos para suspender o celular. Responsável pela descoberta, o site 9to5Google encontrou no app do buscador um guia com atalhos alternativos para acessar o painel de energia.

Continua após a publicidade

Uma das opções é semelhante ao atalho de capturas de tela do Android. Ao apertar os botões de aumentar volume e de energia simultaneamente, o sistema apresentará o menu de energia — depois disso, é só desligá-lo normalmente escolhendo a opção na tela.

A segunda forma é utilizar o próprio assistente para concluir a tarefa. O usuário poderia pronunciar comandos como “desligar o celular” ou “reiniciar o aparelho” para iniciar o processo a partir do Google Assistente, chamando-o da forma que preferir — com o conhecido “Ok, Google” ou apertando o botão de energia.

Caminhos alternativos ainda não funcionam

Continua após a publicidade

Segundo o 9to5Google, nenhum dos métodos parece funcionar no Android 12 Beta, deixando usuários do acesso antecipado sem saída senão desabilitar o novo atalho. É normal que o sistema ainda tenha defeitos durante a fase de testes e, devido à dimensão do inconveniente, deve ser corrigido logo na próxima atualização.

Não está claro também se o comando de voz invocará o painel de energia ou se suspenderá o aparelho imediatamente. Além disso, não há certeza de que o recurso será implementado em todos os smartphones com Android 12 ou se será exclusivo da linha Pixel.

Obviamente, por se tratar de um recurso experimental, ele pode não durar até a versão final do sistema. Se o Google concluir que a implementação do atalho for uma má ideia ou que as alternativas não sejam tão acessíveis, ele pode desistir de introduzir a novidade.

Esse "suspense", por sua vez, deve acabar em agosto, quando o Android 12 alcançar o “marco de estabilidade do sistema”. O Android 12 ainda não tem previsão para ser liberado para o grande público, mas se consideradas as datas anteriores, o novo sistema operacional para celular deve ser lançado em setembro.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google