Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 Beta aprimora modo Picture-in-Picture com novos gestos e animações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2021 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

A primeira atualização do Android 12 (DP2) entregou nas mãos dos desenvolvedores um modo Picture-in-Picture (PiP) retrabalhado. O sistema integra gestos conhecidos de navegação à janela de vídeo flutuante e torna seu uso mais intuitivo e menos engessado.

Assistir aos vídeos no player flutuante é um recurso conhecido do Android há várias versões. A cada lançamento, o Google refina ainda mais o recurso para harmonizar a ferramenta com a experiência cotidiana do sistema operacional e logo dará mais um passo para ampliar a simplicidade de uso da função na próxima atualização do sistema.

Continua após a publicidade

Na Developer Preview 2 do Android 12, lançada na última quarta-feira (17), a janela PiP passa ter suporte para ser manipulada totalmente por gestos — o que inclui a “pinça” para zoom, clique para exibir controles de mídia e “arrastar” para ampliar o tamanho da tela. Ademais, o player flutuante permite que o usuário esconda o vídeo numa das extremidades do display e funcione quase como uma reprodução em segundo plano.

Mudanças dos pés à cabeça

Nos bastidores, o Google introduziu ferramentas importantes para otimizar a reprodução nesse formato de aplicativos de fora do ecossistema da companhia. Em sua página oficial para a descrição das mudanças, a Gigante da Web forneceu um conjunto mais amplo de ferramentas para proporcionar uma experiência mais fluida em outros reprodutores.

Uma das maiores novidades é a integração do gesto de retorno à página principal com a redução do app em reprodução para a janela flutuante. Há também uma nova API, animações mais suaves e suporte aos novos gestos. Se você for programador, vale dar uma conferida na página “Picture in Picture (PiP) improvements” no blog oficial da companhia.

Continua após a publicidade

Segundo o site 9to5Google, as melhorias relacionadas ao PiP do Android 12 não são atreladas à mudança do sistema operacional, mas parte de cada app adaptado ao novo sistema. Sendo assim, é necessário que os desenvolvedores do aplicativo em questão adotem os novos gestos na sua janela flutuante para que os aprimoramentos entrem em ação.

Vale lembrar, por outro lado, que a ferramenta de Picture-in-Picture pode sofrer ainda mais mudanças até o lançamento do Android 12 — que deve acontecer em meados de setembro deste ano. É pouco provável que o Google recue nas alterações introduzidas até agora, mas há sempre a possibilidade de a novidade não estar presente ao menos na apresentação.

Fonte: 9to5Google