Publicidade

Android 11 não vai mostrar arte do álbum de canções na tela de bloqueio

Por| 03 de Agosto de 2020 às 23h30

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech
Tudo sobre Google

Quem está habituado a escutar playlists e olhar a arte do álbum de cada música na tela de bloqueio do Android, no lugar do papel de parede, vai ter que se acostumar em olhar a imagem apenas no card de notificação a partir da versão 11 do sistema.

O Google confirmou, recentemente, que vai remover o recurso no próxima beta do robozinho. A empresa pretende respeitar o fundo de tela escolhido pelo usuário mesmo quando uma mídia é reproduzida.

“Não vamos mais mostrar a arte do álbum na tela de bloqueio no R”, escreveu, laconicamente, um funcionário do Google no Issue Tracker. Ele se referia, claro, ao Android 11, quando mencionou o “R” — internamente, a empresa ainda usa as letras do alfabeto para se referir às novas versões do sistema, apesar de não as utilizar mais comercialmente.

Continua após a publicidade

Acima está como é atualmente e abaixo como deve ficar com a novidade.

Até agora, celulares cuja interface é pouco modificada só não exibiam a arte do álbum de músicas reproduzidas em apps de mídia caso o próprio aplicativo desse a opção desativar o recurso nas configurações. No Android 10, a arte passou a ser exibida levemente borrada, mas ainda substituía o fundo da tela de bloqueio.

Continua após a publicidade

É verdade que muitas fabricantes mudavam este comportamento, como a Samsung, que sempre deixou o papel de parede escolhido pelo usuário, deixando a arte do álbum apenas no card ou até no widget de mídia. Outras empresas fazem mais ou menos a mesma coisa.

O Google não explicou o motivo para a remover o recurso.

Fonte: Google Issue Tracker (via 9To5Google)