Android 11 não vai mostrar arte do álbum de canções na tela de bloqueio

Por Felipe Junqueira | 03 de Agosto de 2020 às 23h30
Felipe Junqueira/Canaltech
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Quem está habituado a escutar playlists e olhar a arte do álbum de cada música na tela de bloqueio do Android, no lugar do papel de parede, vai ter que se acostumar em olhar a imagem apenas no card de notificação a partir da versão 11 do sistema.

O Google confirmou, recentemente, que vai remover o recurso no próxima beta do robozinho. A empresa pretende respeitar o fundo de tela escolhido pelo usuário mesmo quando uma mídia é reproduzida.

“Não vamos mais mostrar a arte do álbum na tela de bloqueio no R”, escreveu, laconicamente, um funcionário do Google no Issue Tracker. Ele se referia, claro, ao Android 11, quando mencionou o “R” — internamente, a empresa ainda usa as letras do alfabeto para se referir às novas versões do sistema, apesar de não as utilizar mais comercialmente.

No Android 10, arte do álbum fica borrada na tela de bloqueio (Imagem: Felipe Junqueira/Captura de tela)

Acima está como é atualmente e abaixo como deve ficar com a novidade.

No Android 11, papel de parede será respeitado (Imagem: Reprodução/9To5Google)

Até agora, celulares cuja interface é pouco modificada só não exibiam a arte do álbum de músicas reproduzidas em apps de mídia caso o próprio aplicativo desse a opção desativar o recurso nas configurações. No Android 10, a arte passou a ser exibida levemente borrada, mas ainda substituía o fundo da tela de bloqueio.

É verdade que muitas fabricantes mudavam este comportamento, como a Samsung, que sempre deixou o papel de parede escolhido pelo usuário, deixando a arte do álbum apenas no card ou até no widget de mídia. Outras empresas fazem mais ou menos a mesma coisa.

O Google não explicou o motivo para a remover o recurso.

Fonte: Google Issue Tracker (via 9To5Google)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.