Publicidade

Android 11 deve reduzir a um simples toque o cadastro e o login em apps

Por| 18 de Junho de 2020 às 07h00

Link copiado!

Google/reprodução
Google/reprodução
Tudo sobre Google

Cansado de decorar nomes de usuários e senhas nos seus apps? Trocou de celular e agora não lembra das contas que usava no aparelho antigo? No que depender do Google, esses problemas estão com os dias contados. O sistema Android passará a oferecer a opção de registro e identificação com um toque, além da sincronização de credenciais na conta do usuário.

Durante a série de vídeos apresentando os novos recursos do Android 11, o Google anunciou o sistema One Tap (um toque, em tradução direta). Com ele, os desenvolvedores de aplicativos poderão eliminar os formulários de registro e login, substituídos por uma confirmação na tela.

Diferentemente do sistema atual, que utiliza a conta do Google para entrar nos serviços, o novo recurso pode exibir diretamente a janela de confirmação de cadastro ou entrada. Os dados pessoais do usuário no aplicativo ficam associados à conta do Google ativada no celular, podendo ser sincronizados com outros dispositivos.

Continua após a publicidade

Caso seja bem implementada pelo criador do app e o usuário confie no armazenamento de dados do Google, o sistema tem o potencial de eliminar dezenas de senhas, além de simplificar e padronizar os processos de cadastro e identificação nos diferentes serviços.

O cadastro feito com o sistema One Tap pode ser usado longe do celular associado, mas, neste caso, o desenvolvedor precisará modificar seu aplicativo ou website para aceitar a entrada com a conta do Google.

Continua após a publicidade

Block Store

Em combinação com outra novidade anunciada, o sistema Block Store, o Android pode acabar também com a entediante tarefa de preencher os nomes de usuário e senha em um novo smartphone.

O Block Store armazena as credenciais de acesso de maneira criptografada e as sincroniza na conta do Google. Ao associar o mesmo usuário com um novo celular, o Google oferecerá a opção de sincronizar as contas cadastradas no aparelho, junto com a reinstalação dos aplicativos.

Apesar do potencial oferecido pelo sistema, sempre há a desconfiança de concentrar tantos cadastros em uma conta. Caso o perfil no Google não seja devidamente protegido, o usuário corre o risco de perder o acesso a todos os apps associados.

Continua após a publicidade

O novo sistema de cadastro e identificação é esperado para a versão 11 do Android, ainda sem data de lançamento anunciada.

Fonte: Google