Análise - Chameleon Launcher: deixe o seu Android mais moderno!

Por Renan Decarlo

O Chameleon Launcher, um app que teve sua vida iniciada em uma campanha “bem sucedida” no Kickstarter (a campanha recebeu o montante necessário, mas os pagamentos foram cancelados devido a problemas com a conta Amazon Payments), promete deixar seu Android com um rosto novo e moderno.

Se você está cansado do visual padrão do seu aparelho, visto nos launchers TouchWiz, HTC Sense e outros, ou até mesmo se deseja aumentar a produtividade com o smartphone, então esse app é pra você!

Chameleon Launcher

Home Screen e tela para adição de widgets do launcher

1. Design bonito e moderno

Logo de cara, podemos perceber que o Chameleon não se trata de um launcher qualquer. Seguindo o conceito de design clean e simplificado, o app traz todas as informações necessárias de uma forma prática e organizada. Você conta com até 5 home screens para adicionar widgets, atalhos e aplicativos.

O launcher disponibiliza alguns widgets próprios, além dos padrões do sistema, que seguem sempre um mesmo tipo de layout, o que deixa o seu aparelho com um look bem agradável.

2. Desempenho impressionante

Nos quesitos velocidade e desempenho, o launcher nos impressionou. O app foi testado em um Galaxy S3 e percebemos uma enorme diferença entre as transições de tela, que são extremamente rápidas, e na abertura de aplicativos, que é praticamente instantânea.

3. Melhor usabilidade

Diferente do TouchWiz, é possível colocar uma enorme quantidade de aplicativos em cada home screen, possibilitando rápido acesso à maioria dos aplicativos mais usados. No nosso exemplo, pudemos colocar 12 aplicativos na página principal, além de um widget de horário e um de tempo, enquanto que no TouchWiz havia lugar para apenas 8.

É possível também adicionar vários aplicativos no dock, além dos 3 padrões, e acessá-los deslizando o dedo para os lados.

Chameleon Launcher

O launcher permite até um máximo de 5 telas de aplicativos

4. Perfis

O launcher conta com uma funcionalidade inovadora: os perfis. Você pode configurar diferentes organizações dos aplicativos, widgets e wallpapers, e ativá-los em determinada condição. Por exemplo, você pode colocar os principais apps para trabalho, usados durante a semana, em um perfil, e durante o fim de semana você usa um outro com games, redes sociais etc.

Além de horas e dias, também é possível utilizar os perfis de acordo com a rede Wi-Fi utilizada e sua localização.

Chameleon Launcher

Os perfis podem ter como regras de ativação: a localização, a rede wi-fi conectada, ou um horário específico

5. Bugs

Como (quase) todo aplicativo, este não podia deixar de ter os seus bugs! O Chameleon saiu da fase Beta há pouco tempo, e junto com isso veio uma enorme avalanche de bugs.

Embora tenhamos conseguido conviver com eles, estes pequenos probleminhas podem irritar os usuários mais assíduos. A maioria deles se resume aos widgets, como por exemplo o widget do YouTube, que, vez ou outra, para de exibir os vídeos. Ou então o widget do Facebook, que pede para re-entrar em sua conta toda vez que o aparelho reinicia. O widget de tempo e a maioria dos que dependem de uma conexão, caso esta venha a falhar, ficarão tentando atualizar os dados até que se tenha uma conexão, e enquanto isso não acontece, as informações simplesmente somem.

Chameleon Launcher

Notem os bugs nos widgets do YouTube e do tempo

Considerações Finais

Ainda que os diversos bugs tenham nos deixado na dúvida, este é um dos launchers que mais chamou nossa atenção no universo Android. A diferença nas transições é notável e você vai sentir o smartphone totalmente fluído e ágil.

Usuários que vêm do iPhone podem se sentir confusos com a divisão entre home screens e app drawer do Android. O Chameleon acabou com isso, pois é possível colocar todos os aplicativos mais utilizados a 1 ou 2 cliques.

O launcher está sob desenvolvimento constante e promete várias mudanças, além de novos widgets (que também podem ser desenvolvidos por terceiros).

O Chameleon está disponível na Play Store pelo preço de R$6,24 na versão para smartphones, e R$8,33 na versão para tablets. Se você está disposto a novas experiências, certamente vale a pena dar uma olhada neste app.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.