O que esperar do Android 5.0 Key Lime Pie?

Por Redação | 10 de Maio de 2013 às 15h49

Falta apenas uma semana para a conferência de desenvolvedores Google I/O, e o que todos querem saber é como será a próxima versão do Android. Durante muito tempo, rumores disseram que a próxima versão seria a 5.0 Key Lime Pie, mas, recentemente, isso mudou, e agora se fala a respeito de uma versão 4.3 Jelly Bean.

Os rumores dizem que os parceiros de hardware do sistema operacional estão lutando para manter o ritmo das novas versões do Android, e por isso muitos usuários ainda estão esperando para conseguir migrar para uma versão 4.1 ou 4.2 do Jelly Bean. Anunciar uma versão 5.0, cheia de novos recursos e capacidade no primeiro semestre de 2013 poderia ser um 'tiro no pé'. Pensando por este lado, a apresentação de uma versão 4.3 seria realmente plausível.

A escolha imediata do Google ainda é uma incógnita, mas Scott Webster, do CNET, destacou alguns avanços no sistema operacional que ele gostaria de ver implantados na versão 5.0 (seja lá quando for):

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mensagens unificadas

Um recurso semelhante ao Chat Heads do Facebook Home, no qual "cabeças flutuantes" aparecem em cima de outros aplicativos para notificar o usuário que existem novas mensagens. A ferramenta não deve substituir a barra de notificação atual, mas poderia ser uma espécie de opção adicional. A ideia é unificar as mensagens de todos os serviços do Google onde o usuário está inscrito.

A opinião de Scott segue rumores publicados recentemente pela imprensa especializada, que indicam que a gigante da Web estaria preparando uma nova aplicação para Android que reúne todos os serviços de comunicação instantânea disponíveis em um só lugar, e ele seria chamado de Google Babble ou Babel.

Mensagens unificadas do Google

Supostas imagens do serviço de mensagens unificadas do Google, de codinome Babble ou Babel (Imagem: Reprodução / CNET)

Google Now

O CNET aposta em grandes avanços no Google Now, mesmo que seu formato atual já seja bastante atraente. Aparentemente, o Google está trabalhando com marcas e parceiros para os cartões de alertas do Now, que podem facilitar a vida dos usuários. Por exemplo, seria interessante receber um cartão de alerta para pedir ao usuário que regasse seu jardim, afinal não chove há duas semanas em sua região.

O pessoal do Android Police revelou recentemente uma descoberta relacionada ao serviço que está ligada ao tempo e local. Se eles estiverem certos, será possível pedir ao Google Now um lembrete do tipo: "Lembre-me de comprar mantimentos no caminho do trabalho para casa na sexta-feira".

Mudanças no Google Now

Possíveis mudanças no Google Now (Imagem: Android Police)

Assinaturas no Google Music

De acordo com rumores recentes, o Google está negociando com diversas gravadoras a possibilidade de criar um serviço de música no estilo Spotify, que deveria, evidentemente, se estender para o Android.

Atualmente, o Google Play Music permite que os usuários façam upload de suas próprias músicas para os servidores do Google com transmissão feita a partir de dispositivos Android e navegadores web. A partir desse serviço, a empresa deve passar a oferecer acesso ilimitado a músicas através da Google Play e/ou YouTube, mediante o pagamento de uma taxa mensal.

Em um mundo perfeito, o aplicaitvo Google Play Music permaneceria o mesmo e o serviço de assinatura apenas melhoraria a experiência do usuário. O que se espera é que o Google não ofereça as novidades em um app separado, pois isso geraria confusão.

Google Play Music

Google Play News

O site Android Police também descobriu recentemente que a experiência da Google Play pode se expandir e adicionar opções de incluir assinaturas de jornais. Existem vestígios de códigos que citam o termo 'Google Play News' na Play Store, com referências a 'assinaturas' e 'edições de notícias'.

Agora nos resta apenas esperar a chegada da Google I/O, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio em São Fransisco, nos Estados Unidos, para saber o que realmente o gigante da Web está preparando.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.