Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar do Android 5.0 Key Lime Pie?

Por| 10 de Maio de 2013 às 15h49

Link copiado!

O que esperar do Android 5.0 Key Lime Pie?
O que esperar do Android 5.0 Key Lime Pie?

Falta apenas uma semana para a conferência de desenvolvedores Google I/O, e o que todos querem saber é como será a próxima versão do Android. Durante muito tempo, rumores disseram que a próxima versão seria a 5.0 Key Lime Pie, mas, recentemente, isso mudou, e agora se fala a respeito de uma versão 4.3 Jelly Bean.

Os rumores dizem que os parceiros de hardware do sistema operacional estão lutando para manter o ritmo das novas versões do Android, e por isso muitos usuários ainda estão esperando para conseguir migrar para uma versão 4.1 ou 4.2 do Jelly Bean. Anunciar uma versão 5.0, cheia de novos recursos e capacidade no primeiro semestre de 2013 poderia ser um 'tiro no pé'. Pensando por este lado, a apresentação de uma versão 4.3 seria realmente plausível.

A escolha imediata do Google ainda é uma incógnita, mas Scott Webster, do CNET, destacou alguns avanços no sistema operacional que ele gostaria de ver implantados na versão 5.0 (seja lá quando for):

Mensagens unificadas

Continua após a publicidade

Um recurso semelhante ao Chat Heads do Facebook Home, no qual "cabeças flutuantes" aparecem em cima de outros aplicativos para notificar o usuário que existem novas mensagens. A ferramenta não deve substituir a barra de notificação atual, mas poderia ser uma espécie de opção adicional. A ideia é unificar as mensagens de todos os serviços do Google onde o usuário está inscrito.

A opinião de Scott segue rumores publicados recentemente pela imprensa especializada, que indicam que a gigante da Web estaria preparando uma nova aplicação para Android que reúne todos os serviços de comunicação instantânea disponíveis em um só lugar, e ele seria chamado de Google Babble ou Babel.

Supostas imagens do serviço de mensagens unificadas do Google, de codinome Babble ou Babel (Imagem: Reprodução / CNET)

Continua após a publicidade

Google Now

O CNET aposta em grandes avanços no Google Now, mesmo que seu formato atual já seja bastante atraente. Aparentemente, o Google está trabalhando com marcas e parceiros para os cartões de alertas do Now, que podem facilitar a vida dos usuários. Por exemplo, seria interessante receber um cartão de alerta para pedir ao usuário que regasse seu jardim, afinal não chove há duas semanas em sua região.

O pessoal do Android Police revelou recentemente uma descoberta relacionada ao serviço que está ligada ao tempo e local. Se eles estiverem certos, será possível pedir ao Google Now um lembrete do tipo: "Lembre-me de comprar mantimentos no caminho do trabalho para casa na sexta-feira".

Continua após a publicidade

Possíveis mudanças no Google Now (Imagem: Android Police)

Assinaturas no Google Music

De acordo com rumores recentes, o Google está negociando com diversas gravadoras a possibilidade de criar um serviço de música no estilo Spotify, que deveria, evidentemente, se estender para o Android.

Atualmente, o Google Play Music permite que os usuários façam upload de suas próprias músicas para os servidores do Google com transmissão feita a partir de dispositivos Android e navegadores web. A partir desse serviço, a empresa deve passar a oferecer acesso ilimitado a músicas através da Google Play e/ou YouTube, mediante o pagamento de uma taxa mensal.

Continua após a publicidade

Em um mundo perfeito, o aplicaitvo Google Play Music permaneceria o mesmo e o serviço de assinatura apenas melhoraria a experiência do usuário. O que se espera é que o Google não ofereça as novidades em um app separado, pois isso geraria confusão.

Google Play News

O site Android Police também descobriu recentemente que a experiência da Google Play pode se expandir e adicionar opções de incluir assinaturas de jornais. Existem vestígios de códigos que citam o termo 'Google Play News' na Play Store, com referências a 'assinaturas' e 'edições de notícias'.

Continua após a publicidade

Agora nos resta apenas esperar a chegada da Google I/O, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio em São Fransisco, nos Estados Unidos, para saber o que realmente o gigante da Web está preparando.