Google começa a liberar download do Android Lollipop para aparelhos compatíveis

Por Redação | 04 de Novembro de 2014 às 09h00

Não há dúvidas que uma das atualizações mais aguardadas por todos os usuários de aparelhos com o sistema Android seja sua mais nova atualização, a elogiada Lollipop. E os fãs podem comemorar: a companhia anunciou nesta segunda-feira (03) que iniciou a distribuição do sistema OTA ("over-the-air") para aparelhos Nexus e dispositivos Google Play Edition.

O lançamento da atualização foi comunicado numa publicação no blog oficial do Android. A nota destaca algumas das melhorias nas funcionalidades do sistema operacional, como o design sofisticado para uma melhor fluência das ações e comunicação e mais aplicativos que integram o ecossistema em diversos tipos de aparelhos. Por enquanto, no entanto, não está claro para quem e quando sai exatamente a atualização para o Lollipop.

A expectativa, porém, é que a nova versão do robô verde chegue primeiro ao Nexus 5, já que o Nexus 6, ainda em pré-venda, já terá o sistema operacional de fábrica. Os tablets Nexus 4, 5, 7 (2012 e 2013) e 10 também devem receber a atualização.

Desde os primeiros dias de desenvolvimento, quando era chamado de Android L, o novo sistema operacional do Google vem fazendo barulho e é bastante aguardado devido ao considerável aperfeiçoamento de suas funcionalidades.

Assim como o KitKat, o Lollipop é leve e roda com as mínimas configurações de hardware. Além disso, é mais seguro, já que traz encriptação nativa dos dados e uso de diferentes perfis. Se o usuário quer, por exemplo, manter as crianças entretidas, mas sem que elas possam entrar em seções específicas do aparelho, basta escolher os apps que só podem ser utilizados mediante senhas.

A tela de bloqueio também é muito mais amigável e conta com mais informações e notificações. Agora é possível acompanhar mais conteúdo e até mesmo acessar mais apps sem mesmo desbloquear o aparelho, tudo com menos gasto de energia da bateria

O manuseio de tarefas múltiplas agora ficou mais fácil também. O chamado Overview repaginou completamente o visual da funcionalidade, que pode trocar as abas de programas de forma intuitiva e com visão mais abrangente do conteúdo.

Como dito antes, o Google ainda não especificou a data que os aparelhos receberão as atualizações - nem a ordem deles. A novidade deve chegar automaticamente para os dispositivos aptos a recebê-la, porém também é possível fazer uma checagem indo até o menu "Configurações" > "Sobre o telefone" > "Atualizações do sistema". A expectativa é de que todos os aparelhos aptos a receber o Lollipop estejam com a nova versão do sistema até o final do ano.

Fonte: http://gizmodo.com/android-5-0-lollipop-is-here-1654062052?utm_campaign=socialflow_gizmodo_facebook&utm_source=gizmodo_facebook&utm_medium=socialflow

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.