Publicidade

Google anuncia oficialmente o Android 5.0 Lollipop

Por| 15 de Outubro de 2014 às 14h42

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Os rumores já podem cessar, pelo menos um pouco. Após muita conversa sobre um suposto novo anúncio do Google e a expectativa de que novos dispositivos da linha Nexus estariam prestes a ser revelados, a empresa veio a público mostrar o Android 5.0 Lollipop, a primeira versão final daquele que antes era chamado de Android L.

A primeira mudança, óbvia, está no visual. A nova plataforma chega com o Material Design, como o Google chamou as mudanças de interface que estão sendo realizadas. Isso se traduz em transições mais fluidas, design mais limpo e um visual mais colorido, de forma a tornar o Android ainda mais único. A versão já vinha sendo exibida em eventos públicos e até mesmo passou pelas mãos de desenvolvedores e entusiastas em fase de testes. Agora, está mais próxima de ser liberada para todos.

Falando nisso, o lançamento já está aí. O Google promete lançar o Android Lollipop em três aparelhos – o smartphone Nexus 6, o tablet Nexus 9 e também o Nexus Player, para streaming de mídia. Além disso, outros dispositivos da mesma marca receberão uma atualização nas próximas semanas. A disponibilidade para celulares de outros fabricantes depende das aprovações de sempre.

Mas as mudanças do Lollipop não se restringem apenas a seu visual. O Google também está tornando seu sistema operacional mais versátil com o lançamento de milhares de novas APIs para os desenvolvedores, permitindo que eles apostem em diversas utilizações diferentes para seus aplicativos e levem o poder dos smartphones e tablets com o sistema ainda mais além. Esse é o grande foco da companhia no momento, e mais do que nunca, já que a ideia é expandir o ecossistema do Android e permitir que produtores e usuários façam mais com seus aparelhos.

Continua após a publicidade

Outros destaques ficam por conta dos novos controles de notificação, um sistema de economia de bateria que desliga algumas funções em caso de necessidade e sistemas de segurança aprimorados. Estes, mais especificamente, garantem mais proteção no envio de informações pelas redes Wi-Fi e Bluetooth, além de contarem com modo Guest para uso por terceiros. A inspiração clara são os sistemas já adotados por empresas como Samsung e LG em seus aparelhos, que agora passam a fazer parte do coração do Android.

Ainda, o Google promete trazer a integração e diminuir a fragmentação da base de usuários. Com um sistema operacional mais leve, a ideia é garantir que muitos aparelhos sejam compatíveis com a atualização, de forma a garantir que a mesma experiência possa ser aproveitada pelo maior número possível de pessoas. É esse, inclusive, o mote da campanha de divulgação da plataforma, que fala sobre igualdade e diferenças, apostando na singularidade na mesma medida em que todos fazem parte de um mesmo sistema.

Leia também:

Continua após a publicidade