Google anuncia oficialmente o Android 5.0 Lollipop

Por Redação | 15.10.2014 às 14:42 - atualizado em 15.10.2014 às 15:22
photo_camera Divulgação

Os rumores já podem cessar, pelo menos um pouco. Após muita conversa sobre um suposto novo anúncio do Google e a expectativa de que novos dispositivos da linha Nexus estariam prestes a ser revelados, a empresa veio a público mostrar o Android 5.0 Lollipop, a primeira versão final daquele que antes era chamado de Android L.

A primeira mudança, óbvia, está no visual. A nova plataforma chega com o Material Design, como o Google chamou as mudanças de interface que estão sendo realizadas. Isso se traduz em transições mais fluidas, design mais limpo e um visual mais colorido, de forma a tornar o Android ainda mais único. A versão já vinha sendo exibida em eventos públicos e até mesmo passou pelas mãos de desenvolvedores e entusiastas em fase de testes. Agora, está mais próxima de ser liberada para todos.

Falando nisso, o lançamento já está aí. O Google promete lançar o Android Lollipop em três aparelhos – o smartphone Nexus 6, o tablet Nexus 9 e também o Nexus Player, para streaming de mídia. Além disso, outros dispositivos da mesma marca receberão uma atualização nas próximas semanas. A disponibilidade para celulares de outros fabricantes depende das aprovações de sempre.

Mas as mudanças do Lollipop não se restringem apenas a seu visual. O Google também está tornando seu sistema operacional mais versátil com o lançamento de milhares de novas APIs para os desenvolvedores, permitindo que eles apostem em diversas utilizações diferentes para seus aplicativos e levem o poder dos smartphones e tablets com o sistema ainda mais além. Esse é o grande foco da companhia no momento, e mais do que nunca, já que a ideia é expandir o ecossistema do Android e permitir que produtores e usuários façam mais com seus aparelhos.

Outros destaques ficam por conta dos novos controles de notificação, um sistema de economia de bateria que desliga algumas funções em caso de necessidade e sistemas de segurança aprimorados. Estes, mais especificamente, garantem mais proteção no envio de informações pelas redes Wi-Fi e Bluetooth, além de contarem com modo Guest para uso por terceiros. A inspiração clara são os sistemas já adotados por empresas como Samsung e LG em seus aparelhos, que agora passam a fazer parte do coração do Android.

Ainda, o Google promete trazer a integração e diminuir a fragmentação da base de usuários. Com um sistema operacional mais leve, a ideia é garantir que muitos aparelhos sejam compatíveis com a atualização, de forma a garantir que a mesma experiência possa ser aproveitada pelo maior número possível de pessoas. É esse, inclusive, o mote da campanha de divulgação da plataforma, que fala sobre igualdade e diferenças, apostando na singularidade na mesma medida em que todos fazem parte de um mesmo sistema.

Leia também: