Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft dará suporte ao Security Essentials, apesar do fim do Windows 7

Por| 20 de Dezembro de 2019 às 11h40

Divulgação
Divulgação
Microsoft
Tudo sobre Microsoft
Continua após a publicidade

A Microsoft está prestes a matar o Windows 7, que terá uma vida útil até 14 de janeiro de 2020. Entretanto, uma parte dele seguirá tendo suporte da empresa: em uma sessão “AMA” (Ask Me Anything, ou “Me Pergunte o que Quiser”, no bom português) do Reddit, um dos engenheiros da companhia, Mike Cure, assegurou que, mesmo que o sistema operacional seja descontinuado em janeiro, o Microsoft Security Essentials, a sua suíte de segurança de fábrica, continuará recebendo algumas atualizações.

O software em si, segundo Cure, também não será mais atualizado e seguirá tendo a mesma vida útil do Windows 7, porém, as assinaturas de malwares continuarão a receber updates. A grosso modo, o Microsoft Security Essentials ainda será capaz de reconhecer ameaças que tenham sua origem em datas posteriores a 14 de janeiro de 2020.

Windows 7ficará oficialmente sem suporte em janeiro de 2020, mas suíte de segurança embarcada no sistema seguirá recebendo atualizações menores
Windows 7ficará oficialmente sem suporte em janeiro de 2020, mas suíte de segurança embarcada no sistema seguirá recebendo atualizações menores

A notícia contradiz um documento emitido pela própria Microsoft, no qual ela lista orientações para que usuários migrem do Windows 7 para versões mais atualizadas do sistema operacional. No documento em questão, a empresa lista expressamente que todos os recursos do Windows 7 seriam descontinuados de seu suporte.

Ao ser questionado sobre isso, Cure limitou-se a dizer que pedirá ao time responsável que providencie a correção imediatamente.

Ainda que a notícia seja boa e usuários do Windows 7 não se vejam subitamente vulneráveis a vírus e malwares assim que o novo ano entrar, é sempre recomendável migrar suas operações para um sistema mais atualizado. Segundo o site Statista, em setembro de 2019, o Windows 7 ainda correspondia a pouco menos de 30% dos sistemas operacionais instalados em computadores pessoais. É uma parcela considerável que pode estar sujeita a problemas de segurança no futuro próximo.

Fonte: Techradar; Statista