Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como ouvir músicas indisponíveis no Spotify

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 09 de Agosto de 2022 às 13h00

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Spotify
Tudo sobre Spotify
Continua após a publicidade

É comum se deparar com faixas no Spotify que não podem ser reproduzidas. E daí pode surgir a dúvida se tem como ouvir músicas indisponíveis no Spotify, uma vez que a plataforma não informa o que levou ao bloqueio de uma determinada canção.

A resposta para essa dúvida está diretamente relacionada a questões que envolvem direitos autorais. Por isso, saiba, a seguir, o porquê de algumas músicas aparecem indisponíveis no Spotify, impedindo sua reprodução.

Por que músicas ficam indisponíveis no Spotify

Existem algumas razões que explicam por que algumas músicas ficam indisponíveis no Spotify. Você saberá que se trata de uma faixa assim quando ela aparecer na cor cinza e não responder a nenhuma ação no aplicativo do Spotify para celulares Android, iPhone (iOS), web e desktop.

Conheça, abaixo, quatro motivos que podem tornar as músicas indisponíveis no Spotify. As causas valem para todos os usuários da plataforma, incluindo assinantes do Spotify Premium.

Músicas acinzentadas no Spotify: faixas ficam indisponíveis e não podem ser ouvidas (Captura de tela: Caio Carvalho)
Músicas acinzentadas no Spotify: faixas ficam indisponíveis e não podem ser ouvidas (Captura de tela: Caio Carvalho)

1. Direitos autorais

Continua após a publicidade

A primeira justificativa para indisponibilidade de certas músicas no Spotify está atrelada aos donos de direitos autorais de cada obra, podendo ser as gravadoras ou os próprios artistas. Todas as mais de 70 milhões de músicas e os quase quatro milhões de podcasts estão no Spotify por uma decisão de quem possui os direitos de uso do conteúdo.

Ou seja, se ontem você conseguia ouvir o álbum de um artista e esse mesmo disco repentinamente parou de tocar hoje, isso pode significar que o contrato entre a gravadora/artista e o Spotify foi encerrado. A plataforma de streaming é responsável por negociar o que entra e o que fica no serviço, mas cabe aos detentores liberar a reprodução das obras.

2. Troca de gravadora

Ainda no gancho dos direitos autorais, outro motivo que pode impedir o usuário de ouvir músicas indisponíveis no Spotify é quando os donos de uma obra vendem ou perdem o direito de uso das canções. Esse movimento é mais comum quando um artista muda de gravadora, obrigando o Spotify a fazer um novo contrato com a empresa responsável pela propriedade.

Continua após a publicidade

3. Restrições de país

Músicas podem ficar indisponíveis no Spotify devido a restrições geográficas. Isso acontece porque certos álbuns e faixas só podem ser reproduzidos em determinados países, uma vez que o Spotify precisa fazer contratos locais junto às gravadoras para se adequar às leis de cada país.

Por essa razão, você tem acesso a um catálogo diferente do Spotify se viajar para os Estados Unidos, por exemplo, ou qualquer outro país em músicas específicas não foram liberadas em outras regiões do mundo.

4. Problemas de rede

Continua após a publicidade

Conexões instáveis de internet também podem ser uma causa para músicas indisponíveis no Spotify. A não ser que você use o Spotify Premium e tenha baixado a faixa para ouvir offline, o Spotify mostra músicas acinzentadas se houver problemas de rede que impedem a conexão.

Direitos autorais e restrições de país podem tornar algumas músicas indisponíveis no Spotify (Imagem: Fath/Unsplash)
Direitos autorais e restrições de país podem tornar algumas músicas indisponíveis no Spotify (Imagem: Fath/Unsplash)

Tem como ouvir músicas indisponíveis no Spotify?

Ter até tem. Mas, no final das contas, é um teste de paciência, já que não depende só do Spotify.

Continua após a publicidade

Geralmente, as músicas ficam indisponíveis por um curto período até que a situação entre o Spotify, a gravadora e o artista seja regularizada. Claro que, em alguns casos, o próprio artista opta por não disponibilizar a obra nas plataformas digitais. No geral, é isso: você precisa esperar até que a música volte a ficar disponível no Spotify.

Aí não tem muito o que fazer a não ser esperar até um álbum ou música específica voltarem ao catálogo do Spotify. Você também pode importar manualmente faixas salvas no seu computador ou celular, desde que elas sejam compatíveis com os formatos suportados pelo Spotify e que não violem direitos autorais.