Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone é esmagado por assento de avião e pega fogo durante voo

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Abril de 2021 às 12h20

Fredrik Solli Wandem/Unsplash
Fredrik Solli Wandem/Unsplash
Continua após a publicidade

Um iPhone quase comprometeu a viagem de um avião Boeing 787-9 ao pegar fogo cerca de 40 minutos antes da aterrissagem. O incidente aconteceu em setembro de 2020, mas só agora a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB, na sigla em inglês) concluiu a investigação e relatou o que ocorreu.

De acordo com o relatório da agência, o incidente de 30 de setembro de 2020 aconteceu em um voô da British Airways de Miami para Londres, e ocorreu após uma passageira deixar seu iPhone cair no vão entre os assentos da aeronave. Faltando aproximadamente 40 minutos para o pouso, a tripulação emitiu um anúncio e acordou a mulher, que foi usar o banheiro enquanto uma comissária de bordo retirava o cobertor do assento. Ela então sentiu um cheiro forte de enxofre e notou o cabo de energia que sumia na lateral.

A comissária notou que o cheiro ficava cada vez mais forte, então chamou a comissária-chefe, que chegou no momento em que um som de assobio começou a ser emitido e uma espécie de "tornado de fumaça" surgiu. De acordo com um relato, uma luz laranja também foi avistada entre os assentos.

Um terceiro membro da tripulação levou um extintor de incêndio próprio para dispositivos eletrônicos, e então a comissária-chefe puxou o estofamento do assento e encontrou o iPhone quebrado. Ela extinguiu o princípio de fogo e pôs fim ao que poderia ser um incidente muito maior. O avião, que neste momento já estava cerca de 20 minutos distante de Londres, seguiu para o destino sem maiores complicações.

Aparelho foi esmagado pelo assento

O iPhone esmagado por assento de avião da Boeing durante voo da British Airways (Imagem: Reprodução/AAIB)
O iPhone esmagado por assento de avião da Boeing durante voo da British Airways (Imagem: Reprodução/AAIB)

A investigação concluiu que, ao cair no vão, o iPhone acabou esmagado pelo mecanismo do assento após uma mudança de posição, feita pela passageira antes de se levantar para ir ao banheiro. Isto fez com que a bateria fosse danificada, o que teria iniciado um pequeno incêndio, controlado a tempo pela tripulação. Não foram causados danos à aeronave, apenas aos assentos.

Continua após a publicidade

Os resultados do relatório levaram a uma atualização dos vídeos de segurança exibidos a bordo, para incluir um alerta aos passageiros sobre o risco de deixar objetos eletrônicos à solta no avião.

Além disso, a EASA e o Comitê Internacional de Assentos da SAE iniciaram estudos para melhorar o design e a segurança dos assentos de modo a tentar evitar que telefones celulares e outros eletrônicos pequenos caiam no vão. Foi feita uma recomendação de segurança ao CAA para melhorar os requisitos feitos às fabricantes para tentar contornar o problema.

Fonte: Governo do Reino Unido