Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que Hilda Furacão virou um fenômeno gringo?

Por| Editado por Durval Ramos | 05 de Janeiro de 2024 às 13h00

Globo
Globo
Continua após a publicidade

A minissérie brasileira Hilda Furacão voltou a fazer sucesso com o público 25 anos depois de sua exibição original. Só que, dessa vez, a fama do folhetim não se deve a uma reprise ou algo do tipo, mas ao TikTok.

Ao longo das últimas cenas, milhares de publicações invadiram as redes sociais falando sobre a minissérie brasileira de 1998. Em alguns casos, são apenas trechos compartilhados da produção estrelada por Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro, mas é também muito fácil encontrar muitos estrangeiros emocionados e empolgados com a trama nacional, além de ilustrações e fanarts feitas por artistas de diferentes cantos do mundo. Mas a grande razão é: por quê?

Esse sucesso pode ser explicado pelo fato de uma entrevista com a atriz Laura Linney para o programa The Graham Norton Show, da BBC, ter viralizado. No vídeo, ela fala que o melhor beijo cinematográfico que já deu em toda sua carreira foi em Rodrigo Santoro no filme Simplesmente Amor. Isso fez com que muitos estrangeiros “descobrissem” o ator brasileiro e pesquisassem pelo seu nome no TikTok, encontrando assim, cenas da minissérie que ele estrelou na TV Globo.

Pouco tempo após a entrevista viralizar, o nome da série teve um grande aumento de procura no Google Trends — site que mede a busca por assuntos na internet. Confira no gráfico abaixo.

A procura por Hilda Furacão aumentou no final de 2023 e início de 2024. (Imagem:Google Trends/Canaltech)
A procura por Hilda Furacão aumentou no final de 2023 e início de 2024. (Imagem:Google Trends/Canaltech)

E é difícil apontar com exatidão o porquê de especificamente Hilda Furacão ter feito tanto sucesso entre o público internacional — até porque Santoro já tem uma carreira em Hollywood de mais de duas décadas, protagonizando desde romances, como o já citado Simplesmente Amor, até séries como Lost e Westworld.

Continua após a publicidade

Uma das possíveis razões que pode explicar essa descoberta do clássico da Globo pelos gringos está no visual bastante chamativo do ator, que interpreta um noviço. Na época, o ator tinha apenas 23 anos de idade e o rosto ainda juvenil e o cabelo de frei podem ter sido a porta aberta para que o pessoal descobrisse uma trama cheia de amores proibidos e muito mais.

A trama de Hilda Furacão

Exibida na Rede Globo pela primeira vez em 1998 e reprisada no Canal Viva algumas vezes, Hilda Furacão conta a história de Hilda Muller (Ana Paula Arósio), uma mulher rica e de família tradicional mineira que foge da igreja no dia do casamento e acaba indo parar na zona boêmia de Belo Horizonte, local onde ficavam os prostíbulos. A partir daí, ela se torna uma das prostitutas mais famosas da cidade e, mesmo tendo milhões de homens aos seus pés, não desiste de conquistar o amor do Santo, como era chamado o noviço Malthus, vivido por Rodrigo Santoro.

Continua após a publicidade

E foi justamente as cenas dos dois protagonistas que viralizaram nas redes sociais, onde é possível encontrar vários comentários em inglês, espanhol e até alemão de pessoas pedindo para que mais trechos da minissérie sejam traduzidos.

Entre algumas das cenas está aquela em que Hilda e Malthus trocam olhares em um plebiscito para a criação das Cidade das Camélias — local destinado às prostitutas da cidade. De um lado, ela é contra a ideia e, do outro, ele defende a criação da cidade. Mesmo em conflito, os dois não conseguem esconder o sentimento um pelo outro.

Hilda Furacão é real?

Continua após a publicidade

Baseada no romance homônimo do jornalista Roberto Drummond e adaptada por Glória Perez, Hilda Furacão fez sucesso quando estreou no final da década de 1990 e até hoje é motivo de curiosidade. Isso porque a trama é baseada na história de uma garota de programa muito famosa de Belo Horizonte que ninguém sabe se realmente existiu ou não.

Hilda Furacão foi uma famosa prostituda que viveu em Belo Horizonte na década de 1960. (Divulgação/Globo)
Hilda Furacão foi uma famosa prostituda que viveu em Belo Horizonte na década de 1960. (Divulgação/Globo)

Embora a maioria das pessoas que viveram na cidade na década de 1950 e 1960 afirmem que a moça realmente habitou a zona boêmia da cidade, o autor sempre fez mistério quanto à sua veracidade. Além dela, outras figuras que viveram no local são retratadas na série, como a travesti Cintura Fina (Matheus Nachtergaele) e a prostituta Maria Homem (Rosi Campos).

Muito além de Rodrigo Santoro

Continua após a publicidade

E, por falar em outros personagens, Hilda Furacão não só apresenta figuras importantes como também faz um bom retrato da capital mineira, mostrando empresas relevantes da época como a Rádio Inconfidência, que até hoje é uma das mais importantes da cidade.

A série foi protagonizada por Rodrigo Santoro e Ana Paula Arósio. (Divulgação/Globo)
A série foi protagonizada por Rodrigo Santoro e Ana Paula Arósio. (Divulgação/Globo)

Além disso, a série apresentou novos rostos para o público que depois se tornaram atores bem conhecidos, como Thiago Lacerda que aos 20 anos deu vida à Aramel, um galanteador que sonha em ir para Hollywood. Fora isso, a trama traz veteranos renomados como Paulo Autran, Stênio Garcia, e Mário Lago.

Quem quiser assistir à minissérie, a encontra completa no Globoplay.