Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Podcasts do Spotify ficam temporariamente indisponíveis por certificado expirado

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Maio de 2022 às 21h20

(Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)
(Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)
Continua após a publicidade

Da noite da segunda-feira (30) até a manhã desta terça (31), quem quis escutar podcasts no Spotify que utilizem os serviços da plataforma Megaphone, focada em anúncio nesse tipo de conteúdo, encontrou problemas de disponibilidade dos episódios. A razão disso foi a expiração de um certificado de segurança da organização relacionado a essas mídias em específico.

O Megaphone é parte central da operação de podcast do Spotify, com sua tecnologia proprietária de inserção dinâmica de propagandas nos episódios. A empresa, antes independente, foi comprada em 2020 pelo streaming de áudio por US$ 235 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão, na conversão atual).

Erin Styles, porta-voz do Spotify, afirmou para o site The Verge que a expiração do certificado SSL do Megaphone impediu temporariamente os clientes de acessarem a plataforma de anúncios e bloqueou o acesso a episódios para os ouvintes do streaming de áudio.

Alguns dos podcasts afetados pela situação foram o The Joe Rogan Experience, além de programas produzidos pelas empresas The Ringer e Gimlet Media. Segundo apuração do Engadget, o certificado teria vencido as 21h da segunda-feira (30) e regularizado as 7h dessa terça (31).

O Canaltech testou alguns dos programas que ficaram indisponíveis durante o problema no final da tarde dessa terça, e eles se encontravam com disponibilidade normal, podendo ser acessados de qualquer dispositivo.

Spotify podia ter evitado problema com certificados SSL

Podcasts do Spotify ficam temporariamente indisponíveis por certificado expirado
Situação com podcasts do Spotify poderia ter sido evitada. (Imagem:Divulgação / Spotify)
Continua após a publicidade

Os certificados SSL são utilizados para garantir a conexão segura de um dispositivo com um servidor. Em geral, eles são parte importante de qualquer operação online de empresas, e o Spotify, sendo um dos gigantes do meio, poderia ter evitado o problema com acompanhamento das datas de validade das permissões.

Ao mesmo tempo, não é a primeira vez que um aplicativo popular sofre com esse tipo de problema: em 2020, no ápice da pandemia, o Microsoft Teams ficou algumas horas fora do ar por conta da expiração de seu certificado SSL — algo potencialmente mais desastroso que a situação do Spotify, principalmente considerando o papel do serviço no mundo corporativo no período em questão.

Fonte: Engadget