Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como montar uma senha segura | Guia Prático

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Janeiro de 2023 às 20h30

Divulgação/ESET
Divulgação/ESET
Continua após a publicidade

Criar uma senha segura é a primeira linha de defesa da vida digital, protegendo o uso de redes sociais, e-mails, aplicativos financeiros e até do próprio computador ou celular. A importância dela, então, deve ser a mesma dada aos serviços em si, já que ninguém quer cair em golpes ou ver informações pessoais vazando.

Os requisitos básicos de como montar uma senha segura envolvem o uso de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais como @, # ou ! e números. Quanto maior, melhor, com os especialistas da Kaspersky recomendando o uso de combinações com a partir de 15 dígitos — combinações mais longas são mais difíceis de serem quebradas.

As senhas devem ser aleatórias. Nada de usar datas de nascimento, números de documento, nomes dos pais, cônjuges ou animais de estimação, entre outros elementos que podem ser adivinhados por criminosos por meio de postagens em redes sociais. Até mesmo números sequenciais ou palavras completas, mesmo que “ofuscadas” por caracteres especiais, não são recomendados; prefira letras, números e símbolos dispostos de forma aleatória.

É importante, também, criar uma senha forte diferente para cada serviço. Caso todas sejam iguais e haja vazamento de credenciais em uma plataforma, os criminosos poderão ter acesso a outra conta usando as mesmas informações. Nada, também, de usar versões recicladas como “senha1”, “senha2” e assim por diante, mesmo quando aplicadas a combinações aleatórias, já que isso facilita a quebra por softwares usados pelos bandidos.

Como montar uma senha segura | Guia Prático
Apps gerenciadores de senhas ajudam a concentrar e armazenas as credenciais seguras que devem ser criadas pelo usuário, alé mde trazer geradores que ajudam na criação de combinações mais seguras (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Diante de tantas contas, pode ser difícil se lembrar de tudo; é aí que entram os gerenciadores de senhas. Os aplicativos funcionam como cofres que armazenam credenciais para que sejam copiadas facilmente; tudo fica protegido por uma chave-mestra, a única que precisa ser lembrada pelo usuário e que também deve seguir os requisitos de segurança citados aqui.

Para facilitar o processo, soluções desse tipo também oferecem gerador de senhas aleatórias, com tamanho e parâmetros definidos pelo usuário. Na internet, também existem sites como o do LastPass, que oferecem essa possibilidade até mesmo para quem não e usuário do aplicativo.