Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cibersegurança: adivinhe qual foi a senha mais utilizada no Brasil em 2022

Por| 07 de Dezembro de 2022 às 13h35

Link copiado!

Pexels/Felipe Balduino
Pexels/Felipe Balduino

A gente nunca cansa de dizer por aqui quais as senhas mais utilizadas no mundo, e, especialmente no Brasil, ao fim de cada temporada. Isso porque, entra ano e sai ano, os resultados sempre têm sido os mesmos, e isso não é uma boa notícia: mostra que os usuários continuam repetindo o erro de selecionar as combinações mais óbvias e fáceis para os cibercriminosos explorarem nos mais variados golpes e ataques.

Nesta semana, a empresa de gerenciador de senhas NordPass publicou seu relatório com as combinações mais escolhidas pelas pessoas em todo o mundo, selecionou alguns destaques dessa varredura, incluindo Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México. A lista conta com as 200 senhas mais comuns, e é resultado de uma análise em um banco de dados de 3 TB, contendo credenciais expostas em incidentes de segurança. O ranking foi feito em colaboração com investigadores independentes e especializados na apuração de cibercrimes e vazamentos.

A lista é ordenada de acordo com o número de vezes que a mesma senha foi usada, incluindo a quantidade em que ela esteve presente no banco de dados e o tempo que levaria para ser descriptografada por meio de um ataque de força bruta — aqueles em que o agente malicioso fica tentando invadir por meio de tentativa e erro.

Continua após a publicidade

Ao contrário do que vinha acontecendo nas temporadas anteriores, “password” (“senha” em inglês) foi a combinação mais encontrada em todo o mundo, enquanto “123456” ficou na segunda posição em 2022.

Abaixo estão as senhas mais utilizadas nos países destacados pela pesquisa. Note que, em todos eles, incluindo o Brasil, o primeiro lugar vai para “123456”. E mais: por aqui, a segunda combinação de letras mais utilizada foi para formar o óbvio “Brasil”.

Continua após a publicidade

Outros tipos de senhas mais usadas

O ranking da NordPass também classificou as senhas mais populares em categorias, como esportes, nomes de artistas, grupos musicais, refeições, videogames, filmes, carros, entre outros. "O que isso mostra é um padrão que as pessoas geralmente seguem ao escolher uma senha para torná-las fáceis de lembrar. No entanto, isso também as torna fáceis de prever. Especialmente em ataques automatizados de força bruta, em que os cibercriminosos usam software para testar várias combinações de endereços de e-mail e senhas em segundos", destaca Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.

Abaixo estão as senhas mais utilizadas com nomes de artistas em todo o mundo.

Continua após a publicidade

A principais senhas que usam o nome de um time ou clube em todo o mundo.

E as principais senhas que usam nomes de filmes em todo o mundo.

Continua após a publicidade

"Os resultados mostram que ainda é essencial conscientizar as pessoas sobre a importância de criar senhas longas, difíceis de prever e exclusivas para cada conta ou serviço online. Além disso, as pessoas devem saber que tudo isso pode ser alcançado usando um gerenciador de senhas no computador ou telefone, já que esses serviços contemplam todas essas necessidades. Finalmente, lembramos a todos da importância de habilitar a autenticação de dois fatores em todos os serviços que eles usam para que a segurança de suas contas não dependa apenas da senha", conclui Gutierrez.

Se você quiser saber como criar uma senha realmente segura, basta ver essas dicas que já publicamos por aqui no Canaltech.