Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Medo de agulha? O antídoto pode estar em joguinhos de RV!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2021 às 08h30

Freepik
Freepik
Continua após a publicidade

Crianças podem sentir mais dificuldade na hora de passar por procedimentos médicos do que adultos, principalmente em intervenções mais invasivas. Pensando em combater esse problema, cientistas norte-americanos começaram a testar o uso da realidade virtual, e os resultados já vêm sendo positivos.

Jeffrey Gold, professor e um dos responsáveis pelo estudo, relatou que muitos dos pacientes nem percebem que estão tirando sangue, por exemplo. "Compare isso com uma criança que está em pânico e gritando", diz o pesquisador. "Queremos que as crianças se sintam seguras".

Os testes foram feitos em crianças que passavam pelo procedimento de inserção de cateter intravenoso periférico, o que provoca dor e estresse. Além de receberem um creme anestésico no local da aplicação para reduzir o desconforto, eles puderam brincar com um jogo em realidade virtual durante todo o processo. 

Medo de agulha? O antídoto pode estar em joguinhos de RV!
Imagem: Reprodução/Freepik

Com isso, eles descobriram que a diminuição da dor, então, pode ser feita sem uso de medicamentos, uma vez que o estresse é capaz de fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam, aumentando o desconforto e a dor. Além de manter as crianças mais relaxadas, os profissionais de saúde responsáveis pelos procedimentos também relataram ficar mais calmos e sentiram mais facilidade na hora de cumprir com seus trabalhos.

"A mente é incrivelmente poderosa para mudar o foco e prevenir a dor de ser registrada. Se pudermos aproveitar isso, podemos tornar a experiência muito melhor para outros filhos", diz Gold. O experimento mostrou que a diminuição do estresse não é só momentânea, como também reduz o trauma e deixa as crianças mais tranquilas no momento de voltar ao hospital.

O procedimento, claro, também pode ser ideal para adultos que sofram de fobia de agulha ou algo parecido, ainda que o foco do estudo tenha sido em crianças. Você pode conferir a pesquisa neste link

Continua após a publicidade

Fonte: Science Blog