Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Experimento deixa 20 crianças sozinhas em casa por 5 dias; veja o resultado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Fevereiro de 2023 às 16h30

monkeybusiness/envato
monkeybusiness/envato
Continua após a publicidade

O que acontece se 20 crianças são deixadas sozinhas em casa, sem a supervisão de um adulto, por vários dias seguidos? Um experimento social de 2009 decidiu responder a essa questão, com direito a registros que foram veiculados no Channel 4, no Reino Unido, em formato de documentário.

A ideia do programa era entender, justamente, como essas crianças se organizariam sem a intervenção de um adulto. Com essa premissa, dez meninas foram deixadas em uma casa, e dez meninos foram deixados em outra. Todos receberam comida o suficiente para passar cinco dias.

As crianças foram filmadas o tempo todo, e havia uma equipe à disposição para intervir caso houvesse algum problema de segurança. Todos os participantes só viram os pais no final da experiência.

Dez meninas deixadas sozinhas

Na casa das meninas, tudo se manteve organizado. Apesar de vários desenhos nas paredes (como flores e afins), houve preocupação em manter a casa limpa. O principal momento de tensão aconteceu quando um gato das redondezas apareceu de repente. Todas queriam cuidar do gatinho, o que gerou alguns desentendimentos.

Além disso, a experiência foi emocionalmente instável para algumas, o que culminou inclusive em duas desistências (ou seja, duas meninas decidiram deixar a casa antes mesmo que o experimento terminasse).

Continua após a publicidade

Dez meninos são deixados sozinhos

Já na casa dos meninos... caos, confusão e muita, muita bagunça. Enquanto as meninas mostraram união, formando apenas um grupo, os meninos se organizaram em dois grupos, de acordo com a divisão de quartos. Os dois grupos se enfrentavam de diversas maneiras, ao longo da experiência.

Em determinado momento, eles simplesmente tiveram a ideia de arremessar frutas contra a casa, na intenção de atingir as janelas. O grupo também descobriu uma combinação "perigosa": ralador de queijo e isopor, fazendo uma verdadeira montanha de neve artificial pela casa. Entre os diversos desentendimentos, um deles envolveu a má recepção a uma pegadinha com espuma de barbear.

Continua após a publicidade

No entanto, foi um experimento considerado por muitos como antiético e controverso. Na época, a série atraiu considerável atenção da imprensa devido às alegações de "abuso infantil e crueldade". Como resultado, o governo do Reino Unido ordenou uma revisão das leis de trabalho infantil. O regulador do Reino Unido para TV e Rádio OFCOM recebeu mais de 180 reclamações.

Fonte: IFL Science