Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Correr na esteira não malha só o corpo, mas também o cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Setembro de 2022 às 14h37

Ryan De Hamer/Unsplash
Ryan De Hamer/Unsplash
Continua após a publicidade

Exercícios na esteira podem gerar benefícios à saúde, conforme sugere um artigo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise. Segundo a publicação, essa forma de exercício aeróbico pode melhorar o humor e a função cerebral, além de até ajudar a eliminar a gordura abdominal.

Os benefícios da esteira são físicos e mentais, mas os autores do estudo recomendam variar o estilo do seu treino, pois existem diferentes adaptações e respostas a cada estímulo que se aplica ao corpo. Se você está apenas começando sua jornada de exercícios ou está se recuperando de uma doença ou lesão, os pesquisadores orientam a consultar um médico antes de começar.

Um estudo publicado na Frontiers of Cardiovascular Medicine descobriu que o exercício aeróbico pode até reduzir o risco de doenças cardíacas e crônicas. Aém disso, dentre todas as máquinas de cardio, correr em uma esteira queima mais calorias, conforme um pequeno estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Estudos destacam benefícios que a esteira pode gerar à saúde (Imagem: CHUTTERSNAP/Unsplash)
Estudos destacam benefícios que a esteira pode gerar à saúde (Imagem: CHUTTERSNAP/Unsplash)

Já um estudo realizado por especialistas do Departamento de Cinesiologia da Taylor University constatou que este tipo de exercício aeróbico é um modo de atividade eficaz para a promoção da aptidão cardiorrespiratória e aumento de todo o tamanho muscular do quadríceps.

Uma publicação da Scientific Reports sugere que uma corrida curta de 10 minutos é suficiente para melhorar a função executiva do cérebro: um conjunto complexo de processos que incluem memória, atenção, planejamento, organização e controle de impulsos. A corrida na esteira também foi associada ao aumento do fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal (PFC), a parte do cérebro que desempenha um papel importante nas funções de controle cognitivo.

Fonte: Medicine & Science in Sports & ExerciseFrontiers of Cardiovascular Medicine,  Journal of the American Medical AssociationScientific Reports   via Live Science