Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas mineiros descobrem molécula de cobre que ajuda a tratar câncer

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Janeiro de 2022 às 08h30

Zozulinskyi/Envato
Zozulinskyi/Envato
Continua após a publicidade

Em estudo publicado na Scientific Reports, cientistas brasileiros relataram a descoberta de uma molécula de cobre que pode ajudar no tratamento do câncer. O principal objetivo da análise, conduzida pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGGB/UFU), era justamente encontrar possíveis moléculas que pudessem combater a doença.

Os pesquisadores fizeram testes em células tumorais de humanos e camundongos, em cultura, e descobriram que o complexo de cobre pode induzir a produção de espécies reativas de oxigênio nas células tumorais e danificar seu DNA. Em meio aos danos, as células do câncer entram em um processo chamado de apoptose. Trata-se, basicamente, de uma espécie de "morte celular programada".

Os responsáveis pelo estudo também se certificaram de que essa molécula age mais sobre as células tumorais do que as células saudáveis, aumentando as chances de cura do câncer.

Cientistas brasileiros descobrem molécula de cobre que ajuda a tratar câncer (Imagem: Spectral/Envato)
Cientistas brasileiros descobrem molécula de cobre que ajuda a tratar câncer (Imagem: Spectral/Envato)

Em entrevista à própria UFU, os pesquisadores mencionam que a próxima fase do estudo consiste em colocar essa molécula de cobre dentro de "nanocápsulas". A ideia é juntar anticorpos que reconheçam os padrões das células tumorais para que então o medicamento seja liberado diretamente nas células tumorais.

De acordo com os autores do estudo, a utilização do cobre para desenvolvimento de novos medicamentos vem ganhando destaque, considerando sua função essencial ao organismo humano. Costuma haver uma alta concentração de cobre em tecidos tumorais, então os medicamentos compostos por cobre podem ser atraídos para o local do tumor pelas próprias células.

Fonte: Scientific Reports via UFU