Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cavaleiro da Lua: entenda o transtorno dissociativo de identidade de Steven

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Maio de 2022 às 12h13

Divulgação/Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios
Continua após a publicidade

Cavaleiro da Lua é uma das séries mais recentes da Marvel, disponível na plataforma Disney+. O protagonista, Steven Grant (Oscar Isaac), "compartilha o corpo" com o mercenário Marc Spector, o que sugere um Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI). Mas o que isso significa, exatamente?

Também chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla, caracteriza-se por uma fuga involuntária da realidade e por uma desconexão entre pensamentos, identidade, consciência e memória. Segundo o National Aliance on Mental Illness, os sintomas geralmente se desenvolvem como resposta a um evento traumático, e incluem:

  • Perda significativa de memória relacionada a eventos específicos
  • Experiências extracorpóreas (como se estivesse assistindo suas ações de fora, como em um filme)
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Pensamentos suicidas
  • Desapego emocional

No caso de transtorno dissociativo de identidade e amnésia dissociativa, os pacientes podem apresentar convulsões, paralisia ou perda sensorial. O contexto cultural também pode influenciar as características dessas identidades fragmentadas. Assim, estas podem assumir a forma de espíritos ou demônios, por exemplo.

Os distúrbios dissociativos são gerenciados por meio de psicoterapias, como a terapia cognitivo-comportamental, por exemplo. Medicamentos como antidepressivos podem tratar sintomas de condições relacionadas.

Transtorno Dissociativo de Identidade em Cavaleiro da Lua

 Steven Grant apresenta um quadro de transtorno dissociativo de identidade na série Cavaleiro da Lua (Imagem: Reprodução/Disney+)
Steven Grant apresenta um quadro de transtorno dissociativo de identidade na série Cavaleiro da Lua (Imagem: Reprodução/Disney+)
Continua após a publicidade

Como o TDI tem uma presença importante na história do Cavaleiro da Lua, a Marvel tomou cuidado na hora de retratar essa condição, chegando a contratar um psiquiatra (Dr. Paul Puri) para trabalhar com atores e diretores.

Em entrevista ao veículo norte-americano IGN, o professor de psicologia Brandon Youngblood explica que o TDI pode ser reconhecido através de alternância entre duas ou mais identidades, amnésia recorrente entre essas alternações, estresse clínico e problemas com trabalho e relacionamentos.

Todos esses elementos são representados de alguma forma na série, como é possível notar na transição de Steven para Marc, o que nos primeiros episódios deixa Steven confuso sobre onde ele está e como chegou em determinado local, gerando ataques de pânico.

Especialistas afirmam que o que é retratado no programa é possível, mas não representa todos os casos. "A divisão entre as identidades é realmente muito bem feita, mas não destaca adequadamente a amnésia", pondera Youngblood.

No geral, muitos aspectos do transtorno que estão presentes na série Cavaleiro da Lua são descritos pelos psicólogos como razoavelmente precisos. "O Transtorno Dissociativo de Identidade geralmente é uma espécie de superpoder para proteger as pessoas de um colapso mental completo. Ele surge para absorver a dor e o trauma", finaliza o psicólogo.

Continua após a publicidade

Fonte: NME, IGNNational Aliance on Mental Illness