Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook começa a expandir recurso que conecta vizinhos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2021 às 12h40

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Facebook
Tudo sobre Facebook
Continua após a publicidade

O Facebook quer ajudar as pessoas a conhecerem seus vizinhos com uma nova ferramenta. Em cidades dos Estados Unidos, a rede social testa o “Neighborhoods”, recurso que incentiva a criação de comunidades baseadas em bairros para que interajam e ajudem aqueles que moram em algum lugar próximo.

Essa abordagem do Facebook é uma tentativa de concorrer com o Nextdoor, app totalmente focado na interação de comunidades. Cada pessoa poderia assumir papeis diferentes numa vizinhança para melhor identificar cada um — é possível ser “ajudante” (alguém disposto a auxiliar em tarefas do cotidiano) ou “recepcionista” (pessoas dispostas a apresentar o bairro para novos moradores).

A inscrição numa vizinhança é totalmente voluntária (Imagem: Divulgação/Facebook)
A inscrição numa vizinhança é totalmente voluntária (Imagem: Divulgação/Facebook)

O conceito do Neighborhoods é permitir que residentes de uma mesma comunidade se conheçam, mesmo que a rotina corrida não dê espaço para isso. “Não somente estamos mostrando quem vive na vizinhança como também de que formas podem se relacionar e quais são seus interesses e preocupações”, explicou Reid Patton, gerente de produto do Facebook Neighborhoods.

Pessoas que já compõem vizinhanças no Canadá (onde foram inauguradas em outubro de 2020) exploram a ferramenta para encontrar bichinhos perdidos, fazer novos amigos, marcar encontros e até doar ingredientes de cozinha — mas essas aplicações estão longe de serem as únicas.

(Imagem: Divulgação/Facebook)
(Imagem: Divulgação/Facebook)

Devido ao fornecimento de informações pessoais, somente maiores de 18 anos podem se cadastrar na plataforma. Cada comunidade será gerenciada por moderadores para garantir a boa convivência e barrar assédios. Além disso, contas muito novas ou com muitas violações das regras do Facebook também não poderão participar.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o recurso será distribuído no app do Facebook para Android e iOS no Canadá e em quatro cidades dos EUA. Usuários selecionados para a fase de testes receberão uma notificação na rede social informando sobre a disponibilidade das comunidades.

“Queremos observar como o neighborhoods será usado e o valor que as pessoas darão para ele, [...] Também aproveitaremos a oportunidade para ver em que podemos melhorar o produto”, comentou Patton.

Ainda não foram divulgados planos de expansão da ferramenta para outros países. Você pretende usar este recurso quando ele chegar ao Brasil? Diga aí embaixo, nos comentários.

Fonte: Facebook, CNET