Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook acredita que vazamento de dados foi provocado por spammers

Por| 18 de Outubro de 2018 às 10h02

Reprodução
Reprodução
Facebook
Tudo sobre Facebook
Continua após a publicidade

Um “grupo de spammers” foi o responsável pelo roubo de tokens de acesso a 30 milhões de contas do Facebook há pouco mais de duas semanas, no intuito de “ganhar dinheiro” por meio de “propaganda enganosa”. A informação foi repassada ao Wall Street Journal por fontes anônimas ligadas à rede social. Segundo o jornal, o Facebook acredita que o tal grupo seria gestor de “uma empresa de marketing digital”. Suspeitas anteriores recaíam sobre hackers de nações estrangeiras, mas a investigação interna conduzida pelo Facebook aponta para outra direção, segundo as fontes.

Além do Facebook, as autoridades federais dos Estados Unidos também estão investigando o caso em busca de um ou mais culpados. O Facebook não comentou as informações publicadas pelo Wall Street Journal, mas, na última sexta-feira (12), o vice-presidente de gestão de produtos da empresa, Guy Rosen, disse não achar que a invasão tenha relação com as próximas eleições dos Estados Unidos.

Investigação interna do Facebook aponta para "grupo de spammers de uma empresa de marketing digital" como responsáveis pelo roubo de informações de 30 milhões de contas na rede social
Investigação interna do Facebook aponta para "grupo de spammers de uma empresa de marketing digital" como responsáveis pelo roubo de informações de 30 milhões de contas na rede social

Foram cerca de 30 milhões de contas afetadas, onde 15 milhões tiveram seu nome e número de telefone e/ou e-mail obtidos pelos hackers, enquanto outros 14 milhões tiveram informações como sexo, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal, data de nascimento, dispositivos usados para acessar o Facebook, educação, trabalho, os últimos 10 lugares que visitaram ou em que foram marcados, websites pessoais, pessoas e páginas que seguem e as 15 pesquisas mais recentes roubadas. Já as informações dos 1 milhão de usuários restantes afetados não foram acessadas pelos invasores.

O Facebook começou, nesta semana, a alertar quem teve sua conta afetada e disponibilizou uma página para que cada um consulte se seus dados foram comprometidos e se informe sobre que medidas precisa tomar.

Fonte: The Wall Street Journal