Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dono de pet shop bomba no TikTok com vídeos engraçados sobre a clientela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2022 às 11h00

Acervo Pessoal/Junior Borja
Acervo Pessoal/Junior Borja
TikTok
Tudo sobre TikTok
Continua após a publicidade

Se você costuma assistir a vídeos de pets no TikTok, talvez já tenha recebido visto um tosador careca muito divertido mostrando todo o processo do banho e da tosa. Júnior Borja (@oborjaa) faz sucesso na rede social graças ao bom humore ao carinho como trata os animais.

Dono do Garbo Pet Salon, localizado em Foz do Iguaçu (PR), tem 3,1 milhões de seguidores e mais de 51 milhões de curtidas na rede social chinesa. O alcance mensal médio fica entre 4 e 5 milhões de pessoas, algo incrível para alguém que começou de maneira tão despretensiosa.

Em entrevista exclusiva para o Canaltech, Júnior Borja falou sobre o caminho percorrido até a fama. O groomer, nome dado ao profissional especializado em cuidados de higiene e de estética animal, disse ter entrado para a profissão por acaso e acabou se apaixonando quando descobriu ter talento.

O Borja, como é conhecido, mostra sua rotina dando banho e aparando pelos de cachorros e gatos (Imagem: Acervo Pessoal/Junior Borja)
O Borja, como é conhecido, mostra sua rotina dando banho e aparando pelos de cachorros e gatos (Imagem: Acervo Pessoal/Junior Borja)

Borja diz que sempre gostou de animais, mas nunca se viu trabalhando com eles. A profissão acabou caindo no seu colo por uma necessidade, quando foi pai muito jovem.

"Minha esposa trabalhava em um pet shop e arrumou uma vaga para mim. Eu tinha 19 anos e um filho pequeno para criar, então topei. Chegando lá, a dona me deu um sabão e falou que eu ia lavar cachorros, sem eu nunca ter feito isso na vida. Trabalhei com isso durante muitos anos e fui estudar para aprender a fazer cada vez melhor", relembra.

Continua após a publicidade

Estudo e cursos de aperfeiçoamento

Segundo o groomer, a dedicação e constante busca por conhecimento fez com que ele aperfeiçoasse sua técnica a ponto de se destacar localmente. Muitos clientes iam à loja por causa dele e do resultado apresentado. Isso o incentivou a participar de um concurso nacional de uma grande empresa de produtos para pets, no qual se sagrou vencedor.

Borja então partiu em uma caravana pelo Brasil representando a marca e dando cursos de banho e tosa para profissionais iguais a ele. Enquanto isso, continuava trabalhando em pet shops para ganhar a vida e juntar dinheiro, que quase sempre era revertido para cursos de aperfeiçoamento. Foi aí que percebeu seu talento e decidiu investir nisso.

Continua após a publicidade

"Mas eu não gostava daquela rotina de loja, porque a gente precisa dar muitos banhos por dia, quase uma linha de produção. Eu sempre gostei de fazer as coisas bem feitas, com mais calma e cuidado, algo que não era possível trabalhando para outra pessoa. Ficava depois do expediente fazendo tosas e aprimorando a técnica com meus próprios pets", ressalta.

Foi quando o profissional decidiu juntar dinheiro para montar seu próprio negócio e tocar as coisas do seu jeito. Chamou o patrão e pediu as contas, mas recebeu uma contraposta que o surpreendeu. "Na época, o meu ex-chefe deixou o pet shop montado nas minhas mãos. Chamei a Rafaela, que trabalhava comigo e virou minha sócia, para se juntar ao time. Reformamos a loja inteira e começamos a colocar em prática o plano de negócios", relembra.

O desafio de empreender

Borja garante ter sido muito ligado em cinema e adorava marketing digital quando mais jovem — o plano dele era estudar sobre isso na faculdade. Para fazer o novo negócio decolar, foi estudar sobre produção de conteúdo, geração de tráfego, gatilhos mentais e técnicas de venda, afinal agora ele não tinha mais um salário no final do mês.

Continua após a publicidade

Inicialmente, foi muito difícil devido à timidez, à dificuldade de falar em público e ao fato de "ser careca", revela. Tirava apenas fotografias do antes e depois do cachorro, o que rendia algumas curtidas de amigos e familiares, mas não era suficiente para monetizar. Ele falava sobre tipos de tosa, melhores produtos para se usar, técnicas de corte e outros aspectos técnicos. "Percebi que só estava alcançando outros tosadores. Criei um curso para atender a esse público técnico, mas precisava de outra estratégia para atrair os clientes", explica o influenciador.

Ao traçar o perfil dos seus clientes, acabou descobrindo onde estava errando. A maioria era mulheres, entre 30 e 40 anos, que amam seus pets e cuidam deles como um membro da família. As características eram bem parecidas com algo que ele já havia vivenciado na adolescência, quando ajudava sua mãe cabeleireira.

"Notei que o público do nicho pet é muito parecido com as frequentadoras do salão da minha mãe. Passei a fazer os conteúdos como se fosse um cabeleireiro conversando com as clientes e deu certo. Lembro que publiquei um vídeo de um golden retriever em uma noite e quando acordei tinha batido mais de 100 mil visualizações. Os números foram só aumentando a partir daí", comemora o criador.

Continua após a publicidade

Criação do personagem "Jr. Borja"

O personagem desenvolvido por Borja tem um estilo próprio de falar, sempre com uma linguagem simples e com muitas piadas. Aliás, o bom humor é o cerne do seu trabalho como criador de conteúdo. "Animais de estimação trazem alegria para a vida das pessoas. Eu sabia que usar o humor como aliado reforçaria esse sentimento positivo", explica.

Ele se surpreendeu de como conseguiu fazer sucesso além do nicho inicialmente planejado. Hoje, ele diz que recebe carinho também de homens, de idosos e, principalmente, de crianças.

Continua após a publicidade

Borja não consegue mais dar banhos nos cachorros como antes, já que atualmente ele foca no gerenciamento das empresas. Além do pet shop, ele tem uma empresa de comunicação digital — que traça estratégias de marketing e cuida dos vídeos —, faz campanhas publicitárias para empresas do setor pet e produz seus próprios vídeos.

"Eu penso muito de forma estratégica em cada passo que vou dar. Mas quanto ao conteúdo, vai tudo meio que no improviso. Tenho a ideia, coloco a câmera no tripé e começo a gravar, sem produzir roteiro nem nada", diverte-se. Foi essa espontaneidade que conquistou o público.

Próximos passos para o futuro

Além de produzir vídeos, o criador de conteúdo dá cursos de banho e tosa, gerencia seus dois pet shops e cuida do marketing (Imagem: Acervo Pessoal/Junior Borja)
Além de produzir vídeos, o criador de conteúdo dá cursos de banho e tosa, gerencia seus dois pet shops e cuida do marketing (Imagem: Acervo Pessoal/Junior Borja)
Continua após a publicidade

A estratégia deu tão certo que o Garbo Pet Salon cresceu e se consolidou em Foz do Iguaçu. Uma nova unidade deve ser inaugurada em novembro, mas ele não quer parar por aí. "Estou analisando a possibilidade de criar uma franquia para expandir para o restante do Brasil. Também penso em produzir uma linha de produtos para pets e criar alguns cursos voltados para pessoas comuns que querem dar banho e fazer tosas em casa", projeta o empreendedor.

Ele diz não se importar muito com os números, como quantidade de seguidores ou alcance. O mais importante, na sua visão, é criar conexões com o público e conseguir fortalecer a imagem do seu negócio — e não dele como pessoa.

Se você ainda não conhece Júnior Borja, pode dar uma passadinha nos perfis dele no TikTok, no Instagram e no YouTube. Nas duas primeiras plataformas, ele posta os vídeos curtos mais divertidos. No YT, o foco é mais técnico para os interessados em tosa profissional.