Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon vai vender tecnologia de automatização de compras para terceiros

Por| 13 de Março de 2020 às 09h20

Amazon vai vender tecnologia de automatização de compras para terceiros
Amazon vai vender tecnologia de automatização de compras para terceiros
Amazon
Tudo sobre Amazon
Continua após a publicidade

A Amazon vai vender sua tecnologia de compra automatizada em lojas para outras empresas fora das suas filiais. A informação foi confirmada pela própria empresa nesta semana.

A gigante tem uma tecnologia chamada Just Walk Out (que pode ser traduzido como “só saia andando”). Com ela, o cliente pode retirar os produtos da prateleira, colocar em uma sacola e sair do estabelecimento, sem passar pelo caixa. A cobrança vem depois no cartão de crédito, apenas escaneando um código com o app da gigante.

Isso é possível por conta de um sistema de câmeras, sensores e outras mecânicas que reconhecem o usuário e o que ele retirou das prateleiras e levou para casa. Atualmente, a tecnologia está disponível apenas em lojas Amazon Go.

Agora a ideia é disponibilizar essa tecnologia para companhias parceiras. Segundo a Amazon, já há empresas interessadas em comprar os mecanismos e reproduzir a ideia. Segundo a empresa de dados Loup Ventures, a estimativa é que o segmento de lojas e supermercados sem caixas possa crescer e chegar a US$ 50 bilhões só nos Estados Unidos.

Diferente de usar um aplicativo, o reconhecimento do usuário será feito diretamente com o cartão de crédito, que precisa ser escaneado assim que o cliente entra na loja. Assim, todo produto que for pego pela pessoa será direcionado para o cartão. Segundo a Amazon, ela também vai prover o suporte para o sistema diariamente, com escala 24/7.

Por fim, os clientes que queiram ter seu recibo no final da compra, podem colocar e-mails para receber uma versão digital. Segundo a Amazon, há a relação de endereço eletrônico do usuário com seu cartão de crédito para garantir o pagamento da compra.

Apesar da vantagem, isso também levanta uma discussão sobre os dados de compras dos clientes, ao que a Amazon também poderia ter acesso. A empresa informa que vai proibir que os dados obtidos com a tecnologia possam ser usados para outros fins que não somente seus clientes. Ou seja, nada de vendê-los a companhias terceiras.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters