Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai remover mineradores de criptomoedas da Chrome Web Store

Por| 02 de Abril de 2018 às 15h29

Google vai remover mineradores de criptomoedas da Chrome Web Store
Google vai remover mineradores de criptomoedas da Chrome Web Store
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

A Google está apertando o cerco contra golpistas de criptomoedas. Após anunciar a proibição de anúncios sobre o assunto em todos os seus serviços, a Gigante das Buscas avisou nesta segunda (2) que também não permitirá mais a publicação de extensões ou apps de mineração na Chrome Web Store, loja virtual de extensões para o navegador Chrome e para o sistema operacional Chrome OS. A decisão afeta softwares que trabalham com Monero, Ethereum, Bitcoin ou qualquer outro token virtual.

De acordo com a companhia, até agora, as políticas da Chrome Web Store permitiam plugins de mineração que tinham como propósito principal gerar quantias de criptomoedas para o usuário, informando-o adequadamente sobre seus recursos e termos de uso. Porém, ao perceber que 90% dos scripts submetidos à loja descumpriam tal regra, a Google decidiu proibir de vez a existência desses aplicativos no seu marketplace.

Embora a companhia não tenha citado especificamente tal termo, é bem provável que a medida tenha sido aplicada para evitar maiores problemas com softwares que praticam cryptojacking — ou seja, que fingem servir para alguma outra coisa, mas, na verdade, “sequestram” a capacidade computacional do PC minerando moedas secretamente para o seu criador. Esse tipo de “malware” tem se tornado cada vez mais comum.

A Gigante das Buscas deixou claro que outros tipos de extensões relacionadas a criptomoedas — como carteiras e aplicativos baseados em blockchain — não serão afetadas. Embora a proibição de novos add-ons esteja valendo já a partir de hoje, scripts que já estejam publicados na Chrome Web Store serão removidos aos poucos; a ideia é limpar a loja até o mês de junho.

Fonte: Chromium Blog