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Tim se prepara para a consolidação do mercado de telecomunicações

Por| 31 de Julho de 2019 às 15h15

Tim se prepara para a consolidação do mercado de telecomunicações
Tim se prepara para a consolidação do mercado de telecomunicações
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Nesta terça-feira (31), durante uma conferência, Pietro Labriola, o presidente da TIM, apresentou as medidas tomadas para preparar a empresa diante da futura consolidação do mercado brasileiro de telecomunicações. Sendo assim, a área financeira da operadora brasileira está sendo preparada para a exploração de oportunidades que sejam capazes de aumentar o valor aos acionistas da empresa. A principal medida, por enquanto, é o compartilhamento de infraestrutura com a Vivo, uma concorrente direta.

Tendo essa proposta de acordo com a Vivo em mente, Labriola afirmou: "Este MOU nos dá oportunidade de aumentar a rede de forma eficiente. A consolidação de mercado que parece que vai acontecer pode nos dar a oportunidade de ter a opção. O segundo semestre pode trazer várias surpresas. Será um período muito interessante". O executivo assumiu a presidência da operadora em abril deste ano.

Além disso, o presidente da TIM também afirmou que, em contraste com o ambiente macroeconômico brasileiro e a concorrência acirrada, como a Oi e a Nextel, a TIM foi capaz de apresentar bons números, que lhe permitem o investimento em novos mercados. A operadora presidida por Labriola também tem a oferta de serviços IoT para a área rural do país e para carros conectados como uma de suas grandes apostas.

Os números robustos da TIM

TIM apresentou crescimentos consideráveis, de 2018 para 2019
TIM apresentou crescimentos consideráveis, de 2018 para 2019

No segundo trimestre do ano, a operadora contou com lucro líquido de R$ 423 milhões, o que chegou a representar 26% a mais do que o que foi registrado no segundo trimestre do ano passado. O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou um total de R$ 1,6 bilhão, o que leva a perceber um crescimento anual de 6,2%. Por sua vez, a margem Ebitda passou para 37,9% com aumento de 1,4 ponto percentual da registrada no segundo trimestre de 2018.

Já a receita líquida da TIM chegou, nesse mesmo período de 2019, a R$ 4,2 bilhões, apresentando crescimento de 2,4% comparado com o mesmo período em 2018. Sendo assim, é possível concluir que, por mais um trimestre, existiu uma contribuição positiva de todos os segmentos: serviço móvel, serviço fixo e produtos. Além disso, a receita líquida de serviços também apresentou uma subida de 2,4% ao ano no segundo trimestre de 2019, o que é uma verdadeira aceleração diante do que foi o primeiro trimestre do ano.

Dentre os crescimentos da operadora brasileira, destaca-se também o de 11,8% da base de cliente pós-pago, que já representa 38,8% do total. O avanço de 19,7% da base de clientes TIM Live, totalizando 507 mil conexões, também é um destaque para a empresa.

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Fibra Ótica

De acordo com o presidente da operadora, “a TIM é a que está melhor preparada para explorar os novos serviços, porque tem o menor nível de rede legada e também a que oferece a menor latência”. Vale ressaltar que a TIM também decidiu colocar em prática a aceleração dos investimentos na fibra ótica, com direito a novas 5 cidades que foram cabeadas nesse segundo trimestre de 2019 o que traz um total de 17 cidades onde a TIM está presente, algumas até mesmo fora do eixo Rio-São Paulo.

Fonte: Tele Síntese (1, 2)