Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mobile lidera transações financeiras no país em 2019, segundo estudo

Por| 22 de Junho de 2020 às 15h37

Mobile lidera transações financeiras no país em 2019, segundo estudo
Mobile lidera transações financeiras no país em 2019, segundo estudo
Continua após a publicidade

Um estudo da consultoria Deloitte para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) trouxe uma série de informações sobre a digitalização dos serviços financeiros no Brasil em 2019. A mais relevante delas é que os celulares foram os principais responsáveis pelo volume de transações financeiras no país, 44%. Além disso, a maioria dos clientes mobile banking (51%) acessa seu banco 40 vezes no mês, em média. 

No geral, as transações bancárias cresceram 11% em 2019 em relação ao ano anterior, enquanto as operações pelo Mobile Banking tiveram um aumento 19% no mesmo período, puxado pelo incremento de 41% nas transações com movimentação financeira.

O estudo ainda revela que quase 7,5 milhões de contas foram abertas em canais digitais no ano passado e foram contratados 3 milhões de seguros em canais digitais no período, o que representa 12% do total. 

Já as transações bancárias nos canais tradicionais (agências, ATMs, contact centers e correspondentes) mantiveram seu volume, mas caíram em participação total. As transações rotineiras de consulta e pagamentos antes realizadas nos ATMs migraram para outros canais.

Ainda no ano anterior, os bancos aumentaram em 48% os investimentos em tecnologia, puxados tanto por software, como por hardware. Os dispêndios totais cresceram 24%. Novas tecnologias, como a inteligência artificial, foram exploradas pelas instituições financeiras, com foco na conveniência para o cliente e na oferta de novos modelos de atendimento. Com isso, 149 mil horas de treinamentos foram ministrados para formação de 11,4 mil profissionais em métodos ágeis em 2019.

Para saber mais, acesse o estudo completo aqui.