Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook contrata diretor de políticas públicas para WhatsApp e Messenger

Por| 20 de Agosto de 2019 às 18h15

Reprodução
Reprodução
Facebook
Tudo sobre Facebook
Continua após a publicidade

Parece que, pela primeiras vez, teremos um executivo fixado no Brasil que responderá pelo WhatsApp. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo publicada nesta segunda (19), o Facebook contratou Pablo Bello para o cargo de diretor de políticas públicas para aplicativos de mensagens na América Latina.

O profissional, que ficará alocado na sede do Facebook em São Paulo, será responsável por trabalhar diretamente com parlamentares e outros representantes da sociedade civil da América Latina em questões referentes ao WhatsApp e ao Messenger — os dois aplicativos de mensagem pertencentes ao Facebook.

Antes de se juntar à empresa, o chileno Pablo Bello atuava como diretor-executivo na Associación Interamericana de Empresas de Telecomunicaciones (ASIET) e, entre 2002 e 2006, foi vice-secretário de Telecomunicações do Chile.

Ainda que Bello tenha sido contratado para cuidar do WhatsApp e do Messenger, é necessário ressaltar que ele ainda é um funcionário do Facebook e, por isso, não pode ser considerado como um representante legal do WhatsApp no Brasil. Assim, a empresa ainda não pode ser acionada judicialmente aqui no país — impedindo, por exemplo, que a justiça obrigue a empresa a quebrar o sigilo de mensagens de qualquer usuário. Mesmo assim, a nota divulgada pelo Facebook afirma que o objetivo de Bello é trabalhar com governos, parlamentares e sociedade civil na América Latina sobre a visão do Facebook para plataformas de comunicação centradas em privacidade.

Apesar de ser o segundo maior mercado mundial no uso do WhatsApp, com 130 milhões de usuários, o Brasil continua sem um representante oficial do aplicativo. Mas isso não é exatamente algo preocupante, já que a Índia — que é o maior mercado do app no mundo, com cerca de 400 milhões de usuários — só foi ganhar um representante oficial do app no final do ano passado, com a inauguração de um escritório voltado para o aplicativo e a contratação de Abhijit Bose como diretor responsável pelo WhatsApp.