Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk já buscava substituto para ser CEO do Twitter antes mesmo da enquete

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Dezembro de 2022 às 17h50

Montagem Canaltech
Montagem Canaltech
Twitter
Tudo sobre Twitter
Continua após a publicidade

No último domingo (18), Elon Musk publicou uma enquete questionando usuários sobre sua permanência como CEO do Twitter, se comprometendo a cumprir com o resultado. A maioria dos votantes (57,5%) se posicionou de maneira positiva sobre a saída do bilionário da direção da rede social.

No entanto, segundo o jornalista David Faber, a enquete sobre ficar ou não no cargo não possui nenhum peso sobre a decisão de Musk, que já vinha dando sinais sobre o seu desinteresse em se manter na função. Em uma reportagem para a CNBC, Faber afirma que o bilionário já estava procurando ativamente por um substituto e que a busca ainda está em andamento.

Ainda no início deste ano, pouco após fazer a primeira oferta pelo Twitter, Musk já havia divulgado aos investidores que atuaria como CEO da rede social temporariamente — é o que diz outra reportagem de Faber. Já recentemente, em um julgamento que contestava o seu pacote de remuneração da Tesla, o empresário sul-africano disse sob juramento que não gostava de ser CEO. “Francamente, não quero ser o CEO de nenhuma empresa”, afirmou.

Ainda na noite de domingo, Elon publicou: "Como diz o ditado, cuidado com o que você deseja, pois você pode conseguir".

Apesar dessas declarações, é provável que Musk queira deixar os usuários do Twitter pensarem que tiveram alguma influência no processo, visto que sua intenção é de que as pessoas gostem dele — convencendo os usuários de que suas vozes tiveram importância numa decisão corporativa que, provavelmente, já havia sido tomada muito antes de um usuário com foto de anime responder à enquete.

Para o The Verge, é bem provável que a pesquisa seja apenas parte de uma postura, mas a busca por um novo CEO não. Até porque as coisas não parecem estar indo muito bem para o lado dele. “Ninguém quer o trabalho que pode realmente manter o Twitter vivo”, disse em um tweet publicado na noite do domingo, logo após postar a pesquisa. “Não há sucessor” (ainda).

Continua após a publicidade

Musk sofre pressão por parte dos acionistas da Tesla

O empresário está sofrendo pressão crescente por parte dos investidores da Tesla para encontrar um novo presidente para o Twitter e poder se dedicar novamente à fabricante de carros elétricos. Apesar de ainda ser uma das companhias de carro mais valiosas do mundo, a montadora está vendo suas ações derreterem em meio a problemas com os acionistas.

Durante o processo judicial sobre seu pacote de pagamentos, Musk foi acusado de ser um "CEO de meio período", visto que, conforme o julgamento dos investidores, ele não estaria trabalhando o suficiente e o valor a ser pago era alto demais. Eles ainda questionaram suas habilidades multitarefas, sugerindo que Musk estaria perdendo muito tempo com o Twitter.

Mesmo com o assunto sobre a busca de um substituto, a empresa continua perdendo valor de mercado, o que demonstra que os problemas entre o bilionário e os acionistas não vai ser resolvido tão rápido.

Continua após a publicidade

Quem Musk deve chamar para ser o novo CEO do Twitter?

Por fim, quem será o escolhido? Dentre as escolhas prováveis citadas pelo The Verge estão Jason Calacanis, David Sacks e outros "aduladores" que estiveram ao lado de Musk nos primeiros dias da sua aquisição.

Segundo a CNN, outra possibilidade é Jared Kushner, uma vez que ele foi visto ao lado de Musk na partida final da Copa do Mundo no Catar.

Considerando a imprevisibilidade de Elon Musk, teremos que aguardar para descobrir quem será seu sucessor no Twitter.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge