Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientista pode ter encontrado restos mortais do animal mais antigo do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Agosto de 2021 às 12h30

Albert Kok
Albert Kok
Continua após a publicidade

Uma pesquisadora da Laurentian University em Ontario, no Canadá, pode ter encontrado os restos das esponjas-do-mar mais antigas do mundo, sendo ainda a evidência animal mais antiga já encontrada. As informações foram divulgadas em uma nova pesquisa publicada na última quarta-feira (28).

O estudo chegou à conclusão analisando um material de rocha composto de minúsculos tubos fossilizados que podem ter sido de esponjas-do-mar, e comparando com as estruturas vistas nas esponjas modernas, aquelas que já conhecemos, que filtram as águas do mar nos dias de hoje.

Cientista pode ter encontrado restos mortais do animal mais antigo do mundo
Estrutura do possível fóssil de esponja-do-mar (Imagem: Reprodução/Elizabeth Turner/Laurentian University)

A semelhança encontrada pela pesquisa, então, sugere que as criaturas surgiram na Terra antes mesmo da ascensão do reino animal, há mais de 890 milhões de anos, período Neoproterozóico, a mesma data de existência dessas rochas. De acordo com Elizabeth Turner, líder do estudo, se a descoberta for confirmada, já que ainda há muita análise a ser feita, o animal existiu muito antes do que se imaginava, sendo essas esponjas os primeiros animais da Terra.

As esponjas-do-mar já eram conhecidas como os animais mais antigos do mundo, com fósseis já classificados como pertencentes ao período Cambriano, cerca de 535 milhões de anos atrás. Você pode conferir o estudo completo de Elizabeth Turner na revista científica Nature.

Fonte: Popular Science