Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug faz malware receber certificado de segurança da Apple no macOS

Por| 13 de Junho de 2018 às 08h18

Bug faz malware receber certificado de segurança da Apple no macOS
Bug faz malware receber certificado de segurança da Apple no macOS
Continua após a publicidade

Uma nova pesquisa revelou que programas maliciosos foram mascarados dentro de códigos legítimos da Apple, fazendo com que esses softwares passassem pelas defesas de produtos oficiais da empresa. O levantamento é da empresa de segurança Okta, que informa que o problema não é do sistema operacional, mas de ferramentas terceirizadas implementadas nas APIs da Apple.

Entre a lista de apps de segurança com essa falha estão Little Snitch, xFence e OSquery, do Facebook. O problema, de acordo com o pesquisador Josh Pitts, é que o código implementado consegue enganar um arquivo executável conhecido como Universal ou Fat Files. Tais mecanismos são responsáveis por fazer a checagem do código e validar se eles estão dentro dos padrões ou não. Em uma analogia simples, seriam seguranças fazendo uma primeira revista em um evento.

Como o código consegue se passar por um certificado oficial da Apple, esse arquivo é programado para acreditar e aceitar o certificado digital automaticamente.

As empresas listadas já foram avisadas do problema e devem soltar atualizações de correção. Assim sendo, a recomendação é que, se você usa quaisquer programas listados, procure um novo patch. Os programas são: Google Santa, Facebook OSquery, Little Snitch, xFence, Yelp OSXCollector, Carbon Black Cb Response e várias das ferramentas do Objective See.

Fonte: Slashdot