Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google pode estar planejando sistema de assinatura para jogos da Play Store

Por| 26 de Outubro de 2018 às 22h30

Divulgação
Divulgação
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

A Google tem se mostrado cada vez mais interessada em abocanhar uma fatia do setor de jogos eletrônicos. Depois de anunciar o Project Stream, que permite jogar games AAA pelo Chrome, e de atualizar a Play Store para que desenvolvedores possam utilizar o Instant Apps como forma de fornecer demos jogáveis de seus jogos, a empresa parece estar cada vez mais próxima de anunciar um sistema de assinatura que permitirá aos usuários acessarem diversos jogos pagos da Play Store.

Alusões a esse suposto programa de assinaturas foram reveladas pela primeira vez em junho, quando o site XDA Developers recebeu um questionário de opinião da Google sobre um sistema de assinaturas que permitiria o acesso livre de assinantes a centenas de apps e jogos pagos na Play Store. Agora, o mesmo site postou na quinta-feira (25) que encontrou nas linhas de código da Play Store uma linha que fazia referência clara a algum tipo de serviço de assinaturas de algo chamado Play Pass.

Linha de código da Play Store que faz menção à assinatura de algo chamado Play Pass (Captura: XDA)
Linha de código da Play Store que faz menção à assinatura de algo chamado Play Pass (Captura: XDA)

A ideia de um serviço de assinaturas que dá acesso a diversos conteúdos pagos é algo que já tem dado certo para filmes, músicas e séries de TV, então não é estranho que a Google tente aplicar esse modelo também para jogos mobile no Android. Pelas poucas informações que temos até agora, é possível imaginar que o Play Pass ofereceria a seus assinantes acesso premium a diversos jogos selecionados da Play Store, provavelmente sob um sistema de DRM que apagaria os jogos ou travaria o acesso a eles caso o usuário cancele sua assinatura.

O principal problema da Google é que a maioria dos jogos de sucesso da Play Store já são gratuitos (como, por exemplo, Fortnite), e a empresa teria que conseguir convencer algumas grandes empresas de games que não utilizam o modelo de “gratuito para jogar” (como a Nintendo, por exemplo) a fazer parte do programa se quiserem chamar a atenção dos possíveis assinantes.

Questionário sobre um sistema de assinaturas que dá acesso à jogos dentro da Play Store (Captura: XDA)
Questionário sobre um sistema de assinaturas que dá acesso à jogos dentro da Play Store (Captura: XDA)

Com as poucas informações que temos até agora, fica difícil imaginar o que devemos esperar de um sistema de assinaturas como esse ou mesmo se ele realmente será algo interessante para os jogadores, por isso não há muito o que fazer até que a empresa revele mais detalhes sobre o projeto.

Fonte: 9to5Google