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Google revela os dados que seus apps coletam no iOS

Por| 23 de Fevereiro de 2021 às 12h30

Reprodução: Omid Armin/Unsplash
Reprodução: Omid Armin/Unsplash
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Após semanas sem liberar novas atualizações para seus aplicativos no iOS, o Google finalmente revelou quais tipos de dados soluções como Gmail e YouTube coletam na plataforma, além de alguns detalhes sobre a maneira como essas informações são utilizadas. Esse tipo de transparência passou a ser obrigatória para desenvolvedores, a partir de novos recursos de privacidade disponíveis no iOS 14.

As informações também mostram que, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, o YouTube registra muito mais dados dos usuário do que o Gmail, por exemplo, assim como utiliza um maior volume dessas informações para fins de publicidade ou curadoria de conteúdo. Isso tem a ver, claro, com o caráter confidencial das mensagens em nossas caixas de entrada.

De maneira geral, o Google afirma que não passa os dados coletados de seus usuários a terceiros, ainda que permita que estes segmentem publicidade a grupos específicos de seus usuários. Por outro lado, os registros apresentados não contam a história inteira e ainda incluem citações a “outros dados” em meio à lista que informa o registro de informações como histórico de compras ou buscas, localização, contatos ou dados do dispositivo usado para acesso.

Google revela os dados que seus apps coletam no iOS
Comparação das informações sobre privacidade disponibilizadas pelo Google para o Gmail e o YouTube no iOS; transparência é exigência da Apple para apps que fazem coleta de dados (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

A Apple também passou a exigir uma diferenciação na exibição de tais informações aos usuários, com uma indicação de quais dados são usados para rastrear o usuário entre apps do mesmo ou de diferentes desenvolvedores. No caso do YouTube e do Gmail, por exemplo, isso é feito por meio de dados de contato e identificadores como o próprio e-mail usado para acesso às contas, enquanto a ideia é que a telemetria de utilização de cada app permanece restrita aos próprios e, no caso, também à exibição de publicidade segmentada em cada plataforma, de forma individual.

As novas regras de transparência e privacidade do iOS 14 colocaram a Apple em pé de guerra com o Facebook, por exemplo, enquanto o Google permaneceu quieto sobre a questão. Entretanto, desde que as normas entraram em vigor, a empresa havia deixado de atualizar softwares como o Gmail e o YouTube, com o update que foi liberado nesta semana sendo o primeiro em algum tempo, justamente porque, a partir de agora, é exigido que os desenvolvedores liberem as informações de coleta de dados ao público.

O objetivo das mudanças, segundo a Maçã, é garantir que os usuários façam escolhas mais acertadas na hora de baixar aplicações ou dar permissões de acesso a dados. Para acessar as informações, basta acessar a página dos aplicativos na App Store e rolar a tela até a seção “Privacidade do app”, que traz todas as indicações e também permite acesso a mais detalhes sobre cada uma delas.

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Fonte: BGR