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Empresa alemã vai usar estradas para carregar veículos elétricos em movimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Dezembro de 2022 às 09h28

Reprodução/Electreon
Reprodução/Electreon
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A empresa alemã Electreon desenvolveu um novo sistema capaz de fazer uma estrada carregar a bateria de veículos elétricos enquanto eles trafegam sobre ela em tempo real, sem a necessidade de cabos, conectores ou estações de carregamento estáticas.

Segundo os engenheiros, a iniciativa será testada pela primeira vez na cidade de Balingen e será capaz de carregar veículos elétricos em movimento, sejam eles comerciais ou de passageiros, ao mesmo tempo.

“Nossa tecnologia abastece as células de energia dos carros eletrificados de forma dinâmica ou enquanto eles estão parados. Com isso, eliminamos problemas como a autonomia e o tempo de recarga das baterias veiculares”, declarou o CEO da Electreon, Andreas Wendt.

Carregamento sem fio e em movimento

Em parceria com a EnBW — principal empresa fornecedora de infraestrutura de carregamento para veículos elétricos da Alemanha —, a Electreon vai implantar seu Sistema Rodoviário Elétrico (ERS) ao longo de um trecho de aproximadamente um quilômetro de estrada.

Sistema de carregamento sem fio (Imagem: Reprodução/Electreon)
Sistema de carregamento sem fio (Imagem: Reprodução/Electreon)
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Outras duas estações de carregamento estáticas serão instaladas em pontos de ônibus convencionais, locais estrategicamente escolhidos para que esses veículos de grande porte possam encher suas baterias durante o período em que estão parados.

“Nesta primeira fase, será implantado um percurso de 400 metros com duas estações de carregamento estático. Na segunda fase, a via elétrica será ampliada em mais 600 metros, com capacidade para carregar um ônibus elétrico durante o trajeto até a cidade”, disse Wendt.

Como funciona a estrada tecnológica?

A estrada, que atuará como carregador de baterias elétrica, vai funcionar com placas especiais de metal conectadas a uma linha de energia e a um inversor de alta frequência, instalados debaixo da superfície da rodovia. Essas placas criam campos elétricos alternados que atraem e repelem outras placas fixadas na parte inferior do veículo, transferindo a eletricidade necessária.

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Placas instaladas ao longo da estrada fornecem energia para os veículos elétricos (Imagem: Reprodução/Electreon)
Placas instaladas ao longo da estrada fornecem energia para os veículos elétricos (Imagem: Reprodução/Electreon)

Um software de gerenciamento baseado na nuvem permite o monitoramento de frotas inteiras ao vivo, fornecendo informações como tempo de deslocamento, velocidade e trajeto percorrido, além de um sistema inteligente de cobrança dos quilowatts consumidos pelos usuários.

“O objetivo deste projeto não é apenas levar o carregamento sem fio ao público na Alemanha. Outros aspectos significativos incluem o desenvolvimento de uma ferramenta que auxiliará os planejadores de transporte público sobre onde instalar uma infraestrutura indutiva para uma cidade inteira ou região específica”, completou Andreas Wendt.

Fonte: Electreon